Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Prevenção da Violência Contra Profissionais de Saúde

No âmbito da sua missão e atribuições, cabe à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), garantir a consecução da política nacional de saúde, através de medidas de afetação, ordenamento, coordenação e otimização dos diferentes setores e recursos, tendo em vista a monitorização dos problemas de saúde pública e a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população da sua área geográfica.

A violência e os conflitos de valores que a determinam, invadem diferentes domínios da vida das sociedades e, entre eles, o dos cuidados de saúde, numa dupla e, por vezes, conjugada dimensão: a da violência sobre os utentes e sobre os profissionais de saúde.

A promoção e a salvaguarda de valores, nesses contextos, é uma das competências atribuídas à Comissão de Ética para a Saúde (CES), através de abordagens que permitam preservá-los, mesmo em situações em que os valores em conflito possam parecer incompatíveis.

A vigilância de saúde dos trabalhadores e a gestão do risco profissional é atribuição do Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST) da ARSLVT, com o objetivo da minimização dos riscos profissionais e da melhoria contínua da qualidade do ambiente e das condições de trabalho.

O apoio jurídico aos trabalhadores da ARSLVT, desde que previamente determinado pelo Conselho Diretivo, cabe ao Gabinete Jurídico e do Cidadão (GJC) promovendo a justa orientação dos profissionais e a correcta aplicação da lei aos casos concretos. A estas circunstâncias e ao reconhecimento que a ARSLVT tem destes problemas e da sua complexidade, procura-se responder através das orientações infra relevando os aspetos éticos, legais, organizativos e funcionais de que se reveste a prevenção e gestão da violência em contexto de prestação de cuidados de saúde.

Mais se coloca à disposição dos profissionais um endereço de email para onde podem expor ou fazer a marcação do seu contacto com o Gabinete Jurídico e do Cidadão para tratamento das situações em que se vejam envolvidos bem como para apresentação das sugestões que entenderem úteis e necessárias.

Consulte a seguinte documentação acerca:

Orientações para a Prevenção e Gestão da Violência em Contexto de Prestação de Cuidados De Saúde

Após a apresentação da sua participação, a mesma será enviada ao Ponto Focal da Prevenção da Violência Contra Profissionais de Saúde da sua unidade ou do seu ACES. Por favor aguarde o contacto deste ponto focal.

Para qualquer dúvida ou esclarecimento sobre o tema, contacte-nos através do email: violencia.profissionais@arslvt.min-saude.pt

Voltar
RSE - Area Cidadão