Programas de Rastreio

Cancro do Colo do Útero
Cancro do Cólon e do Reto
Cancro da Mama
Retinopatia Diabética
Saúde Visual Infantil

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo promove Programas de Rastreio Oncológicos e de Saúde Visual de Base Populacional em toda a Região tendo por base a cobertura de toda a população elegível para os rastreios.

Os Programas de Rastreio Oncológico têm como missão intensificar a capacidade de deteção e identificação precoce de pessoas com cancro do colo do útero, cancro cólon retal e cancro da mama e, por esta via, promover a equidade no acesso aos cuidados de saúde e reduzir a letalidade, a morbilidade, a mortalidade específica e a incapacidade associadas a estas doenças, em prazos de referência, na população da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Os Programas de Rastreio da Saúde Visual tem como missão a deteção precoce de doenças do foro visual, por forma, a identificar fatores de risco para a ambliopia nas crianças e a prevenir o risco de cegueira nos adultos.   

 Os Programas de Rastreio estão enquadrados numa perspetiva de governação clínica e de saúde, com vista a conseguir ganhos concretos e mensuráveis, mobilizando recursos, competências e processos respeitantes a várias dimensões. Pretende-se com estes programas aumentar a equidade dos serviços de saúde para a nossa população, garantindo uma continuidade de serviços pela promoção integração vertical de cuidados – nomeadamente entre cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados. Estes objetivos são sempre enquadrados numa visão global de melhoria dos cuidados de saúde e proximidade ao utente.

Pelo seu caracter organizado e integrador, com uma forte vertente de qualidade, os programas de rastreio acrescentam valor ao trabalho dos profissionais, permitem que os utentes usufruam das mais avançadas tecnologias (nomeadamente testes com maior sensibilidade, especificidade e valor preditivo positivo), promovem procedimentos mais agilizados e permitem a minimização de perdas de informação para todos os intervenientes do processo. Para além da formação de todos os profissionais e da monitorização de todas as etapas, com auditorias formativas e estimuladoras da melhoria contínua de processos, pretende-se a implementação de um sistema de qualidade e segurança, que aumente a confiança dos profissionais e cidadãos, bem como de melhoria contínua dos processos e de atualização científica.

 

Equipa Regional dos Programas de Rastreio

A Equipa Regional faz a gestão estratégica, planeamento, a monitorização e avaliação dos Programas de Rastreio, delineando o plano a ser adotado e tendo um papel fundamental na articulação entre os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares. Integrando profissionais de várias áreas, a Equipa Regional surge como elemento facilitador e estimulador da comunicação entre os intervenientes nos Programas de Rastreio, assegurando que todos partilham uma visão comum e facilitando a resolução de problemas estruturais e de recursos, numa lógica de empowerment, para que gradualmente estes sejam resolvidos de forma local e autónoma.

Equipa Regional dos Programas de Rastreio
Eunice Carrapiço – Médica, Coordenadora Regional
Marlene Gonçalves – Administradora Hospitalar
Maria João Oliveira – Enfermeira
Rodrigo Marques – Médico
Rita Martins – Médica
Marta Pereira – Enfermeira
Sandra Gaspar – Técnica de Informática
Paulo Alves – Técnico de Informática

 

A ARSLVT promove os Programas de Rastreio nos seus 15 Agrupamentos de Centros de Saúde e Hospitais da Região

AGRUPAMENTOS DE CENTROS DE SAÚDE
ACES Almada Seixal
ACES Amadora
ACES Arco Ribeirinho
ACES Arrábida
ACES Cascais
ACES Estuário do Tejo
ACES Lezíria
ACES Lisboa Central
ACES Lisboa Norte
ACES Lisboa Ocidental e Oeiras
ACES Loures Odivelas
ACES Médio Tejo
ACES Oeste Norte
ACES Oeste Sul
ACES Sintra

HOSPITAIS DA REGIÃO
Centros de Leitura, Seguimento de Tratamento
Centro Hospitalar Barreiro Montijo, E.P.E.
Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E.
Centro Hospitalar do Oeste, E.P.E.
Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, E.P.E.
Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, E.P.E.
Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, E.P.E.
Hospital Garcia de Orta, E.P.E.
Instituto de Oftalmologia Doutor Gama Pinto, E.P.E.
Instituto Português de Oncologia de Lisboa Doutor Francisco Gentil, E.P.E.