A prova prática usará um caso clínico, à semelhança do que foi feito nas últimas provas de avaliação final. A atribuição do caso clínico será feita por sorteio nos seguintes moldes:
- Dia 26 de Setembro à tarde será feito o sorteio dos casos no Centro de Saúde de Sete Rios, às 17h, no piso 4.
Além dos júris estarão presentes no sorteio pelo menos um representante dos candidatos à avaliação final e um elemento atual da Comissão de Internos.*
- O sorteio dos casos e do horário dos candidatos por prova far-se-á utilizando um sistema informático para gerar números aleatórios, alocando um caso para cada interno.
- O nome do interno sorteado será colocado no respectivo envelope fechado contendo o caso sorteado e será assinado pelo Presidente do Júri e pelo representante dos internos, sendo aberto apenas na altura da prova.
*Este procedimento tem como objetivo principal evitar a deslocação dos internos a Lisboa numa altura em que se encontram a preparar as suas provas. Os esclarecimentos que venham a ser necessários sobre o procedimento da avaliação final serão prestados localmente pelas Direções de Internato.
Guião para o desenvolvimento do CV
Bibliografia da Prova Teórica da Avaliação Final do Internato
18 Maio de 2017
As listas foram homologadas dia de 10 de Maio e se encontram desde essa data publicadas na pagina da ACSS em http://accsinternet.azurewebsites.net/2016/09/26/avaliacao-final/
Pautas de Classificação por Júri
Publicam-se as pautas de classificação (FINAIS) dos Júris da LVT afixados no local das provas e assinadas pelos respetivos presidentes.
Júri 34
Pauta teórica e classificação final
Júri 35
Pauta teórica e classificação final
Júri 36
Júri 37
Júri 38
Júri 39
Pauta teórica e classificação final
Júri 40
Júri 41
Júri 42
Júri 43
Júri 44
Classificações Homologadas - ACSS
A Comissão Técnica (CT) da Prova Teórica do Exame Final do Internato de Medicina Geral e Familiar regista o recebimento de 366 contestações. Da leitura e analise atenta de todas elas deliberou a CT considerar como procedentes algumas contestações . Assim, foi alterada a chave de resposta a duas perguntas.
Consequentemente solicitou-se às Coordenações do Internato e aos Júris de exame que procedam às alterações consideradas necessárias quer nas classificações da Prova Teórica quer nas classificações finais.
Publicam-se pautas de classificação dos Júris da LVT afixados no local das provas e assinadas pelos respetivos presidentes.
Classificação Final de Internato
Classificação Final de Internato
Classificação Final de Internato
Júri 37
Classificação Final de Internato
Júri 38
Classificação Final de Internato
Classificação Final de Internato
Classificação Final de Internato
Classificação Final de Internato
Classificação Final de Internato
Classificação Final de Internato
Classificação Final de Internato
Publicam-se os calendários das provas dos Júris.
Data: última quinzena de Março de 2017.
Em breve sairão as datas exactas de cada júri. Os candidatos não farão em geral exame nos ACES de colocação.
Dia 6 de abril
Local da prova: Faculdade de Ciências Médicas , Campo dos Mártires da Patria , lisboa. Anfiteatros 2, 3 e anfiteatro da biblioteca edifício novo
Hora: Chamada às 09,30h. Inicio da Prova às 10:00 h.
1 -A prova tem a duração de 120 minutos. No final dos 120 minutos os candidatos têm mais 30 minutos para poder contestar uma ou mais perguntas. Assim no total o teste terá a duração de 150 minutos. As provas serão recolhidas no final dos 150 minutos ou antes caso o candidato solicite sair por ter acabado.
.2 -Os candidatos têm 8 dias úteis, contando o dia da afixação das pautas, para melhorar a contestação feita durante a prova. Se os candidatos após a afixação das pautas desejarem contestar a classificação da prova ou apresentar contestação mais aprofundada de uma pergunta já anteriormente contestada, poderão solicitar, por mais uma vez, a consulta da pergunta respetiva. Para o efeito, deverão endereçar esse pedido ao seu presidente de júri até às 16:30 do dia 7/4. Ser-lhes-á comunicada a hora em que terão acesso á prova, dia 11 de Abril, no piso 4 de Sete Rios (sede da Direção do internato de Lisboa Norte).
3-Os Candidatos, assinarão declaração sob compromisso de honra, em como não divulgarão por qualquer meio, qualquer parte da pergunta (s) que vierem a consultar. Só poderão ser consultadas as perguntas que tiverem errado. E não poderão tomar notas durante a consulta da prova.
Como chegar? Pode deslocar-se em transportes públicos de metro ou autocarro. Estude o trajecto com antecedência.
Estacionamento automóvel: Há um parque de estacionamento pago com pouca capacidade.
Condições de admissibilidade a provas:
A. Internos que concluem programa até 31 de Jan vão à época de fevereiro. Entrega e documentação CV é até dia 10 de Fevereiro.
B. Internos que acabam até 31 de Agosto vão à época de Setembro. Entrega e documentação CV é até dia 10 de Setembro.
Entrega de CVs
1. O que se deve entregar?
CV - 3 exemplares em papel e 2 drive USB
2. Anexos – 1 exemplar em papel e 2 em drive USB
3. Onde e Como entregar?
Presencial – secção de expediente da ARSLVT até às 16h de dia 10 de Fevereiro
Por correio. São válidas as entregas com data de expedição de dia 10 de Fevereiro
Envio para: Coordenação do Internato de Medicina Geral e Familiar/ Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P./ Av. Estados Unidos da América, nº 77, 1749 – 096 Lisboa – Portugal
Particularidades das provas do Exame Final
A prova prática usará um caso clínico, à semelhança do que foi feito nas últimas provas de avaliação final. A atribuição do caso clínico será feita por sorteio nos seguintes moldes:
- A Coordenação irá realizar uma reunião com os júris a 21 de Fevereiro, onde se fará o sorteio dos casos clínicos para a prova prática.
- Além do júri, estarão presentes no sorteio um representante dos candidatos à avaliação final – o Dr. Nuno Basílio, membro da anterior Comissão de Internos escolhido pela actual Comissão; e a Comissão de Internos.
- O sorteio far-se-á utilizando um sistema informático para gerar números aleatórios, alocando um caso para cada interno.
- O nome do interno sorteado será colocado no respectivo envelope fechado contendo o caso sorteado e será assinado pelo Presidente do Júri e pelo representante dos internos, sendo aberto apenas na altura da prova.*
*Este procedimento tem como objectivo principal evitar a deslocação dos internos a Lisboa numa altura em que se encontram a preparar as suas provas. Os esclarecimentos que venham a ser necessários sobre o procedimento da avaliação final serão prestados localmente pelas Direcções de Internato.
Foi publicada na página do Colégio de MGF no Portal da Ordem dos Médicos a Bibliografia da Prova Teórica da Avaliação Final do Internato
PDF aqui: Bibliografia da Prova Teórica da Avaliação Final do Internato
As datas acordadas entre as Coordenações de Internato de MGF relativamente às provas de exame final são as seguintes:
Provas Curriculares e Práticas entre 20 e 31 de Março de 2017;
Prova de Conhecimentos dia 6 de Abril de 2017;
Seminário de Preparação para o exame final de 6 a 17 de Março de 2017.
Em breve será divulgada a Bibliografia de apoio à Prova de Conhecimentos.
A Ordem dos Médicos, no seu documento de 8 de Janeiro de 2016 emitiu um conjunto de sugestões para a Prova Curricular do Exame Final já a aplicar em 2017. Comparativamente com o anteiror modelo este exclui,de nova apreciação,a experiência formativa hospitalar. Assim, a CIMGF da LVT adaptou o GUIÃO de CV já anteriormente publicado de forma a acomodar estas novas sugestões para a Prova Curricular e as grelhas de colheita de dados a serem usadas pelos júris.
Na LVT e nos júris que aqui se vierem a constituir continua-se a solicitar documentos com um máximo de 50 páginas. O CV deve ter um formato leve que possibilite ao júri , num curto espaço de tempo, recolher informação padronizada para efectuar uma leitura comparativa do percurso formativo descrito.
Disponibilizamos o GUIÃO:
Publicam-se os calendários e as pautas das provas de avaliação final do internato médico de MGF - época de fevereiro/abril de 2016.
As grelhas a ser usadas são as recomendadas pelo Colégio de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos - aqui
Orientações ACSS e OM para avaliação final de 22 de abril de 2016