Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados

A Unidade de Cuidados Saúde Personalizados (UCSP) tem uma estrutura idêntica à prevista para as Unidades de Saúde Familiar e presta cuidados personalizados aos utentes, garantindo a acessibilidade, a continuidade e a globalidade dos mesmos (Decreto-Lei nº 28/2008 de 22 de Fevereiro, art.º 10º).


A UCSP tem como missão garantir a prestação de cuidados de saúde personalizados à população inscrita de uma determinada área geográfica, intervindo no âmbito comunitário e de base populacional.


A equipa da UCSP é composta por médicos, enfermeiros, assistente técnicos e operacionais.

 
Cada UCSP tem um coordenador designado de entre os médicos especialistas de medicina geral e familiar habilitados com o grau de consultor com pelo menos cinco anos de experiência efetiva na especialidade (de acordo com o artigo 15º do decreto-lei 28/2008 de 22 de Fevereiro), designado pelo diretor executivo do ACES, depois de ouvido o conselho clínico.


O compromisso da UCSP deverá estar contido no seu programa de ação, no qual deverão estar representados os objetivos, os indicadores e as metas a atingir nas áreas de acessibilidade, desempenho assistencial, qualidade e eficiência.

Info_UCSP_-_Evolu__o 

(Última atualização a 2016.02.12)

Listagem_UCSP_-_Moradas 

(Última atualização a 2016.02.12)