Programa Iniciativas de Saúde Pública - EEA Grants

Final 11 1 690 2500

Em Março de 2012, foi assinado o Memorando de Entendimento (MoU) entre o Governo Português e os países doadores (Islândia, Liechtenstein e Noruega) do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE), que entre outros pontos estabeleceu as Áreas Programáticas no âmbito do EEA Grants 2009-2014.

O EEA Grants 2009-2014, tem uma dotação líquida de 53.603.750€ (20% para a saúde), e pretende contribuir de forma decisiva para a concretização de dois grandes objetivos:

A redução das disparidades económicas e sociais no Espaço Económico Europeu; 
O reforço das relações bilaterais entre os Estados Doadores (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e os estados Beneficiários. O reforço das relações bilaterais tem por objetivo incentivar uma cooperação de longo prazo, em particular nas áreas programáticas identificadas. 
Uma das áreas programáticas definidas pelo EEA Grants 2009-2014 é a que diz respeito ao Desenvolvimento Social e Humano (Human and Social Development), na qual se insere um setor prioritário denominado Iniciativas em Saúde Pública (“Public Health Initiatives”), do qual  a Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (ACSS) é o Operador de Programa.

O Programa “Iniciativas em Saúde Pública” decorrerá até ao ano de 2016 e tem uma dotação global de 11,7 milhões de euros provenientes do MFEEE (85%) e dos Estado Português (15%), dos quais 10,6 milhões de euros se destinam a financiar projetos que contribuam para melhorar a prevenção e a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), devendo focar:

  • A melhoria da saúde pública e a redução das desigualdades entre utilizadores, no domínio da nutrição;
  • A melhoria dos serviços de saúde mental;
  • A melhoria da prevenção e do tratamento de doenças transmissíveis;
  • A melhoria na utilização de registos nacionais, e uso dos sistemas de informação de saúde.

 

Veja mais no site: http://www.dgs.pt/acss-eea-grants.aspx

 

The Portal has available the functionality of automatic retroversion of Portuguese language content into several languages, including English. This feature is also available on the webpage of the project by clicking " Select Language " on the upper right corner of the Portal , above the Contents Menu .