ACES Lezíria

Orgão de gestão

Carlos Manuel Marques Ferreira
Diretor Executivo

 

Caracterização

Situado em plena lezíria do Tejo, o ACES Lezíria engloba nove concelhos (Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém), num total de 73 freguesias, abrangendo uma área aproximada de 3.500 km2. Actualmente, presta cuidados de saúde primários a uma população de cerca de 200.000 utentes.

Para o efeito, conta com 552 colaboradores, de diversos grupos profissionais, os quais se encontram a prestar funções em 24 Unidades Funcionais, sendo que cinco são Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados; sete são Unidades de Cuidados na Comunidade e 10 são Unidades de Saúde Familiares. Tem, ainda, uma Unidade de Saúde Publica e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.

Dos cerca de 200.000 utentes, 17% não possui médico de família atribuído - 34.316, sendo os concelhos de Salvaterra de Magos, Almeirim e Rio Maior os que maior lista de espera têm.

Em 2013 foram realizadas no ACES Lezíria cerca de 643 mil consultas médicas, 435 mil contactos de enfermagem e cerca de 56 mil actos de diagnóstico e terapêutica.

Num futuro próximo, entre outras medidas, propõe-se o ACES Leziria continuar a desenvolver actividades relacionadas com os programas de saúde prioritários, nomeadamente os programas nacionais para a diabetes, para a infecção VIH/SIDA ou para a prevenção e controlo do tabagismo; articular com o hospital de referência no sentido de criar canais de comunicação no âmbito dos cuidados paliativos entre outros e promover a actualização do perfil de saúde na área geográfica correspondente, com a elaboração de um Plano de Saúde.

 

Relatórios

Contratos Programa

Relatórios de avaliação da contratualização

Relatórios anuais sobre o acesso a cuidados de saúde

Relatórios do consumo de medicamentos

Movimento assistencial dos ACES

Relatórios de Caracterização dos ACES

Morada: Avª José Saramago, 15 – 17

2005-143 Santarém.

243300700
243300726