ACES Amadora

Aces amadora 1 690 400

Orgão de gestão

Ana Isabel Silva
Diretora Executiva

João Furtado
Presidente do Conselho Clínico

 

Caracterização

O ACES Amadora, com um total de 171.267 utentes, tem por missão promover a saúde, a prestação de cuidados e a sua continuidade, adequando a utilização dos recursos disponíveis, num quadro de articulação entre entidades, através de um processo de melhoria continua, com o envolvimento do cidadão. Está inserido no Concelho da Amadora, cuja área territorial é de 23,79 Km².

Atualmente tem em funcionamento 6 Unidades de Saúde Familiar (USF), 3 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e 1 Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC). Tem também uma Unidade de Saúde Pública (USP) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).

O ACES Amadora desenvolve também atividades de vigilância epidemiológica, investigação em saúde e participa na formação de diversos grupos profissionais nas suas diferentes fases, pré-graduada, pós-graduada e contínua.

No ACES Amadora existem inúmeras possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal para recém-especialistas em Medicina Geral e Familiar (MGF), recém-especialistas em Saúde Pública, enfermeiros, bem como para todos os restantes profissionais que queiram fazer parte desta equipa. Tendo como base a reforma dos cuidados de saúde primários, os novos profissionais podem integrar projetos já em funcionamento ou criar um novo projeto. Pretende-se, sempre que possível, adequar as necessidades dos utentes aos objetivos profissionais e pessoais de cada profissional. A chegada de novos Médicos de MGF traduz-se num enorme entusiasmo para as equipas, pelo dinamismo que trazem, bem como pela perspetiva de criação de novas Unidades.

Atualmente estão em construção duas novas Unidades de Saúde (US) em parceria com a Câmara Municipal da Amadora. A US da Venteira e a US de Águas Livres, possibilitarão, não só, a melhoria da acessibilidade aos utentes, bem como a melhoria das condições de trabalho dos profissionais.

Apresento-lhe as boas-vindas ao ACES Amadora e convido-o a participar nas próximas Jornadas de Internos de MGF, a realizar nos dias 9 e 10 de Outubro, no Concelho da Amadora.

Estou certa que o ano de 2018 será tido não só pela Direção Executiva, mas por todos os colaboradores do ACES Amadora, como o ano de afirmação organizativa e desenvolvimento de novas atividades e Unidades Funcionais.

Estou certa que este será um ano de viragem!

Obrigada!

 

Relatórios

Contratos Programa

Relatórios de avaliação da contratualização

Relatórios anuais sobre o acesso a cuidados de saúde

Relatórios do consumo de medicamentos

Movimento assistencial dos ACES

Relatórios de Caracterização dos ACES

Rua Capitão Plácido Abreu, n.º 2

2700-156 AMADORA

214988370 | 214988381
214988371