Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa

Psiq 1 690 400

Orgãos de Gestão

Teresa Sustelo
Presidente do Conselho de Administração

Fernanda Santos
Vogal Executiva

Teresa Mota 
Diretora Clínica

Jorge Catarino 
Enfermeiro-Diretor

 

Caracterização

O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, CHPL, criado pela Portaria nº 1373/2007 de 19 de Outubro, integra os Hospitais Júlio de Matos ( HJM) e Miguel Bombarda(HMB).

O HJM, onde hoje se encontra instalada a sede do CHPL, foi projetado e construído há 100 anos, tendo entrado em funcionamento só em 1942, 30 anos depois, constituindo por si próprio um “ documento “ patrimonial com um acervo que em muito tem contribuído para a evolução da Psiquiatria e Saúde Mental em Portugal.

Situado no coração da cidade, no atual Parque de Saúde de Lisboa, dispõe de uma área de 22 hectares constituído por um vasto espaço arbóreo com 48 edifícios de diferentes tipologias. Vários arquitetos de renome pensaram e elaboraram projetos de pormenor para o fim a que se destinava, nada tendo sido esquecido, desde a configuração dos edifícios destinados às várias tipologias e estadios de doença, como uma especial atenção prestada ao arranjo paisagista.

O CHPL é uma instituição emblemática, de referenciação secundária e terciária, que presta cuidados especializados na área da Psiquiatria e Saúde Mental, sendo a única com essas características em toda a zona de influência das Administrações Regionais de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

É um Centro de referência na resposta especializada e integrada de primeira linha, para uma população, superior a 800.000 habitantes do Distrito de Lisboa e de forma indireta como resposta supletiva, aos restantes utentes da Região de LVT e do sul do País.

Para além dos cuidados que presta aos doentes em fase aguda de doença, em serviços e unidades especializados de Neuropsiquiatria e Demências, Primeiros Surtos Psicóticos, Programas assertivos para Psicoses (Esquizofrenia e Perturbação Bipolar) e Alcoologia, tem também a seu cargo outros papéis e valências, de que são exemplo a Urgência de Psiquiatria instalada no CHLC, as respostas em Reabilitação com internamento de cerca de 230 doentes de evolução prolongada em várias tipologias de estruturas e programas alargados de terapia ocupacional, com uma extensa rede de ateliers ocupacionais e terapêuticos tais como o teatro, a dança, a pintura e a escultura, a fotografia, a carpintaria, os trabalhos em papel e têxteis, dirigidos a utentes internados e em ambulatório.

A intervenção domiciliária, tem sido estruturada e fomentada com o objetivo de prevenir recaídas, estimular a capacidade de autonomia e apoiar os cuidadores; também os dois Fóruns Ocupacionais, situados nos Bairro da Graça e dos Olivais, em Lisboa, dirigidos a utentes internados e em ambulatório, integram a estrutura de respostas reabilitativas. No processo de reabilitação e integração tem também lugar a formação profissional, dirigida a pessoas portadoras de doença mental.

Na vertente de ambulatório, dispõe o CHPL de um Hospital de Dia, de um Serviço de Psicologia e Psicoterapias, de Unidades de Neuropsicologia, Neurofisiologia, Electroconvulsivoterapia, Patologia Clínica e Radiologia. Em ambulatório, oferece também resposta multidisciplinares dirigidas a pessoas sem-abrigo e refugiadas.

Asseguramos uma vasta oferta de cuidados de proximidade, através de equipas multidisciplinares que se deslocam diariamente às estruturas comunitárias de Sintra, Torres Vedras e Olivais, para além de outras duas com carácter supletivo à população servida pelos hospitais de Beatriz Ângelo e de VHX, em Odivelas e VFX, em consulta e área de dia; Trabalhamos em estreita articulação com os Cuidados de Saúde Primários, com os Tribunais, CPCJ’s, Segurança Social, Autarquias e outros atores representativos do tecido comunitário.

O recente Serviço Regional de Psiquiatria Forense com internamento para inimputáveis a cumprirem pena por decisão judicial, dispõe de instalações modernas e únicas do género em todo o Sul da Europa.

O CHPL tem também um papel fundamental na formação pré e pós graduada de médicos, na investigação e na formação de enfermeiros, psicólogos, neuropsicólogos, técnicos do serviço social, terapeutas ocupacionais e outros técnicos de diagnostico, adotando modelos de boas práticas, procurando desenvolver um projeto clínico com respostas assertivas e integradas.

O CHPL iniciou recentemente o processo de acreditação de dois serviços, sendo este um objetivo que se pretende estender a todos os serviços da Instituição.

Unidades Hospitalares

Hospital Júlio de Matos

Relatórios

Contratos Programa

Av. do Brasil, n.º 53

1749-002 LISBOA

 

Autocarros Carris; Metropolitano Estação Alvalade

217917000
217952989