Centro Hospitalar do Barreiro-Montijo, E.P.E.

Chbm hospital barreiro montijo 1 690 400

Orgãos de Gestão

Pedro Nuno Miguel Baptista Lopes
Presidente do Conselho de Administração

Luís Filipe Pereira dos Santos Pinheiro
Diretor Clínico

Sónia Maria Alves Bastos Vogal executiva
Vogal executiva

Eduardo Manuel Rodrigues
Vogal executivo

António Manuel Silva Viegas
Enfermeiro diretor

Caracterização

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE (CHBM) foi criado a 1 de novembro de 2009, através do Decreto-lei n.º 280/2009, e integra o Hospital de Nossa Senhora do Rosário e o Hospital Distrital do Montijo.

O CHBM tem mais de 30 valências clínicas, prestando assistência ao nível do Internamento, Consulta Externa, Urgência, Hospital de Dia, Assistência Domiciliária e assegurando, praticamente, todos os Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica daí decorrentes. Com uma área de influência que engloba os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, a Instituição serve uma população de mais de 213 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2011.

Dispõe de um Serviço de Radioterapia, o único da rede pública a sul do Tejo, possibilitando o tratamento do doente oncológico em todas as suas vertentes (cirurgia, radioterapia e quimioterapia). Desde a sua inauguração, a maio de 2005, foi responsável pelo tratamento de cerca de 8000 pessoas.

Em junho de 2012 passou a ter um novo serviço. Trata-se da Unidade de Cirurgia de Ambulatório, que dispõe de 2 salas operatórias e de um recobro equipado com 10 camas e 8 cadeirões. Esta Unidade destina-se exclusivamente à realização de cirurgia em regime de ambulatório, nas especialidades existentes no CHBM, nomeadamente Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Pediátrica, Oftalmologia, Ortopedia e Urologia.

O CHBM é um Hospital Amigo dos Bebés, desde 2012, por cumprir as dez medidas para um aleitamento materno de sucesso, existindo na Instituição profissionais devidamente habilitados para proporcionam às mães lactantes esclarecimentos durante o processo de amamentação.

Apostando na qualidade da prestação de serviços tem atualmente dois serviços certificados através da norma NP EN ISO 9001:2008. O Serviço de Aprovisionamento pelo sistema de gestão e controlo de stocks e aquisição de bens e serviços; e o Serviço de Radioterapia pelas atividades de planeamento, administração e controlo de radioterapia externa em doentes do foro oncológico.

Unidades Hospitalares

  • Hospital do Montijo
  • Hospital Nossa Senhora do Rosário

Relatórios

Contratos Programa

Avenida Movimento das Forças Armadas

2834-003 BARREIRO

212147300
212147351