Hospital Garcia de Orta, E.P.E.

Hgo 1 690 400

Orgãos de Gestão

Luís Manuel Martins Amaro
Presidente do Conselho de Administração

Ana Sofia Freitas Monteiro Ferreira
Vogal Executiva

Vera Sofia Pinheiro Branco de Almeida
Vogal Executiva

Nuno Miguel da Silva Marques
Diretor Clínico

Ana Paula Realista Carvalho Rodrigues
Enfermeira-Diretora

 

Caracterização

O Hospital Garcia de Orta, EPE (HGO), é uma pessoa colectiva de direito público de natureza empresarial dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial. O Hospital iniciou a sua actividade em Setembro de 1991, com a designação de Hospital Distrital de Almada. Em 2003, como consequência do seu desenvolvimento e grau de diferenciação criado, foi classificado como Hospital Central, o único na margem sul do Tejo.

O HGO serve hoje em dia uma população estimada em cerca de 340.00 mil habitantes dos concelhos de Almada e Seixal, sendo que em algumas valências a sua zona de influência extravasa largamente estes dois concelhos, estendendo-se a toda a Península de Setúbal, nomeadamente nas áreas de especialidade de Neonatologia e Neurocirurgia.

O HGO dispõe de uma lotação de 545 camas, distribuídas por várias especialidades e Serviços de referência que apoiam regularmente outros hospitais como a Pediatria, Obstetrícia, Cirurgia Vascular, Cardiologia, Hematologia, Endocrinologia, Medicina Nuclear, Reumatologia, Ortopedia, Neurorradiologia, Nefrologia, entre outros. O Hospital conta actualmente com cerca 2.500 funcionários.

O desenvolvimento gradual do Hospital e as necessidades assistenciais da população que serve, levaram o HGO a disponibilizar ao longo dos anos novos serviços como o transplante renal, a urgência polivalente para toda a Península de Setúbal, o apoio regular da especialidade de Neurocirurgia a vários Hospitais do Sul do País e a Unidade de Cardiologia de Intervenção.

O Centro de Desenvolvimento da Criança, que entrou em funcionamento em 2007, é o único existente na zona Sul do País inserido no Serviço Nacional de Saúde e destina-se a crianças e jovens residentes na área de influência do Hospital com patologias neurológicas e do desenvol-vimento.

O HGO tem como órgãos sociais o Conselho de Administração (CA), o Fiscal Único e o Conse-lho Consultivo. Do CA fazem parte o seu Presidente (Daniel Ferro), a Diretora Clínica (Paula Breia), a Enfermeira Diretora (Odília Neves) e os Vogais (Lourdes Bastos e José António Fer-rão).

Da estrutura do Hospital fazem ainda parte os seguintes órgãos de apoio técnico-comissões: Ética, Humanização, Controlo da Infeção Hospitalar, Farmácia e Terapêutica, Prevenção Tromboembolismo Pulmonar, Oncológica, Transfusão, Gestão do Risco, Catástrofe, Qualidade, Equipa de Gestão de Altas e Proteção Radiológica.

O HGO é desde 2011 Hospital Acreditado pelo Caspe Healthcare Knowledge Systems (CHKS), um dos organismos internacionais de maior prestígio na área da Qualidade em Saúde, ao abrigo do Programa de Acreditação Internacional para Organizações de Saúde do CHKS.

 

Relatórios

Contratos Programa

Av. Torrado da Silva, Pragal

2801-951 ALMADA

 

Carreiras TST Nºs 106/111/124/125/126/127/181/182/194/197/1P/2P e Comboio Estação do Pragal

212940294 / 212727100
212957004