Membros

 

Paula Broeiro-Gonçalves

Presidente da Comissão de Ética para a Saúde Presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica

Paula Broeiro-Gonçalves, Licenciada em Medicina e Doutorada em Saúde Pública Especialidade de Epidemiologia, Assistente Graduada de Medicina Geral e Familiar, docente da disciplina de Medicina Geral e Familiar na Faculdade de Medicina de Lisboa. Presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica da ARSLVT desde Setembro 2019. Competência em Medicina farmacêutica pela OM e membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos (INFARMED) desde 1996. Diretora da Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar entre 2014 e 2017. Diretora de Internato (2009-2013) e Assessora da Coordenação de Internato de Medicina Geral e Familiar em 2012-2013. Colaboradora e investigadora em diferentes atividades de investigação. Tem diversas publicações em revistas científicas nacionais.
 
Consulte as declarações de Conflito de interesses: 2021 2020 2019
 

Nadine Ribeiro

Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica

Nadine Ribeiro, Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), com pós-graduação em Assuntos Regulamentares do Medicamento pela FFUC e pós-graduação em Cuidados Farmacêuticos e Seguimento Farmacoterapêutico na ULHT. Especialista em Farmácia Hospitalar. Coordenadora da Unidade de Farmácia da ARSLVT e membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica da mesma instituição. Vice-Presidente da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (INFARMED). Membro da Comissão de Avaliação de Medicamentos e da Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde (INFARMED). Membro da Mesa de Assembleia Geral da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos. Professora Auxiliar Convidada responsável pela UC Farmácia Hospitalar do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas no IUEM e assistente da UC estágios. Coordenação dos Serviços Farmacêuticos do HSFX – CHLO e membro da CFT do CHLO (2006-2012). Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) (2002-2004).
 
Consulte as declarações de Conflito de interesses 2021 | 2020 | 2019 | 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012
 
 
 
 

Cristina Meireles

Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica

Cristina Meireles, Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), com mestrado em Doenças Infecciosas Emergentes atribuído pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e pós-graduada em Doenças Infecciosas pelo Departamento de Doenças Infecciosas do Hospital de Santa Maria e pelo Departamento de Doenças Infecciosas do hospital Curry Cabral. Apresenta o título de Especialista em Farmácia Hospitalar, atribuída pela Ordem dos Farmacêuticos. É farmacêutica assistente nos Serviços Farmacêuticos do hospital Curry Cabral. Foi membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica do Hospital Curry Cabral e membro da Subcomissão para a Terapêutica Antivírica.

Consulte as declarações de Conflito de interesses: 2021 2020 2019 2018 2017

 

 

Mara Guerreiro

Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica

Mara Guerreiro, Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), doutorada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Manchester e pós-graduada em Direito da Farmácia e do Medicamento, pela Universidade de Coimbra. Foi distinguida como “fellow” da European Society of Clinical Pharmacy. É Professora Coordenadora Convidada na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e Professora Associada Convidada no Instituto Universitário Egas Moniz. Foi investigadora em diversos centros nacionais e internacionais; atualmente é investigadora principal do projeto VASelfCare (LISBOA-01-0145-FEDER-024250, 02/SAICT/2016) e coordenadora do projeto europeu Train4Health (2019-1-PT01-KA203-061389), liderados pela ESEL. Foi presidente do Conselho Jurisdicional Regional do Sul e Regiões Autónomas, da Ordem dos Farmacêuticos, e exerceu cargos diretivos em várias instituições profissionais nacionais e europeias.
 
Consulte as declarações de Conflito de interesses: 2021 2020 2019 2018 2017 2016
 

João Costa

Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica


João Costa
, Licenciado e Doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Professor Associado de Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina de Lisboa. Especialista em Neurologia, Neurofisiologia e Farmacologia Clínica. Mestre em Neurociências e em Electrodiagnóstico Neurológico. Investigador Principal da Unidade de Farmacologia Clínica do Instituto de Medicina Molecular. Presidente do Colégio de Farmacologia Clínica da Ordem dos Médicos. Membro do Education Sub-Committee da European Association for Clinical Pharmacology and Therapeutics. Diretor Adjunto do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, FMUL. Diretor Coordenador da Cochrane Portugal. Experiência extensa na realização de estudos epidemiológicos, ensaios clínicos e avaliação económica de medicamentos.

Consulte as declarações de Conflito de interesses: 2021 | 2020 | 2019 | 2018 | 2017 | 2016

 

Daniel Caldeira

Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica


Daniel Caldeira
, Licenciado e Doutorado em Medicina, especialidade Farmacologia Clínica, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Especialista em Cardiologia no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital Santa Maria. Especialista em Farmacologia Clínica pela Ordem dos Médicos. Professor Auxiliar de Medicina e Farmacologia Clinica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Coordenador do grupo de estudos de Trombose e Plaquetas da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, e coordenador do Young Working Group of Thrombosis da Sociedade Europeia de Cardiologia. Group leader e Investigador Principal da Unidade de Farmacologia e Terapeutica Cardiovascular do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL). Co-investigador em múltiplos ensaios clínicos. É autor de mais de 80 publicações em revistas com peer-review indexadas na MEDLINE.

Consulte as declarações de Conflito de interesses: 2021 2020 2019 2018

 

 

Renata Afonso

Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), com mestrado em Farmácia Hospitalar atribuído pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), pós-graduada em Microbiologia Médica Tropical no Instituto de Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa. Especialista em Farmácia Hospitalar, pela Ordem dos Farmacêuticos. Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica do Hospital Prof.Dr. Fernando Fonseca de 2004 a 2020, membro da Comissão de Controlo de Infeção de 2000 a 2004, membro da Comissão de Ética para a Saúde de 2012 a 2020, membro da Comissão de Qualidade e Segurança do Doente de 2012-2019. Coordenadora Farmacêutica da Informatização Clínica no Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, na área da prescrição electrónica e ferramentas de suporte à decisão clínica, de 2002 a 2012. Diretora dos Serviços Farmacêuticos do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca de 2012 a 2020.
 
Consulte as declarações de Conflito de interesses: 2021 2020
 

Samuel Gomes

Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica

Mestrado Integrado em Medicina pela Universidade da Beira Interior em 2015. Especialista em Medicina Geral e Familiar, desempenhando funções no ACES Amadora. Membro no Núcleo Regional Sul da USF-AN desde 2018. Realizou o Curso Pós-Graduado de Avaliação de Literatura Médica da Nova Medical School e é membro do corpo de monitores do curso “CALM – Curso Pós-Graduado de Avaliação de Literatura Médica” da mesma faculdade desde 2019. Desde 2020 é Medical Advisor na UpHill (ferramenta de suporte à decisão para profissionais de saúde).

Consulte as declarações de Conflito de interesses: 2021