Agenda ARSLVT para a Sustentabilidade

 

 

Em 2019, a ARSLVT aderiu à ALIANÇA ODS PORTUGAL, uma iniciativa da Global Compact Network Portugal, a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), que integra, entre outras, organizações do Estado Português. Foi designada como responsável pela área do conhecimento, que também tem a cargo esta temática a Professora Doutora Ana Harfouche.

 

 

Com esta adesão, a ARSLVT confirma a sua concordância com os princípios da Organização das Nações Unidas (ONU) e do UNGC e o compromisso de trabalhar para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Setembro de 2015, em cooperação com as partes interessadas, com as entidades do sistema das Nações Unidas em Portugal e com a comunidade internacional, de acordo com as opções estratégicas, possibilidades e prioridades operacionais.

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Dos 17 ODS, a ARSLVT elegeu como princípio de ação, e tendo como base o ODS número 3 – “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades” em linha com a sua missão, desenvolver em complemento e com contribuição direta os ODS números 4, 10 e 17, os quais terão uma contribuição indireta para os restantes ODS.

 

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Dos 17 ODS, a ARSLVT elegeu como princípio de ação, e tendo como base o ODS número 3 – “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades” em linha com a sua missão, desenvolver em complemento e com contribuição direta os ODS números 4, 10 e 17, os quais terão uma contribuição indireta para os restantes ODS.

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos ❯

O ODS 4 foi enquadrado pela ARSLVT numa iniciativa intitulada: Programa de Conhecimento para o Desenvolvimento da Agenda 2030 (PCDA2030). O objetivo é promover o conhecimento estruturado e estimular a criação de espaços de reflexão próprios, envolvendo os stakeholders mais relevantes para dinamizar a evolução futura das pessoas e das cidades da Região, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Saiba mais ❯

Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países ❯

Consciente de que a Investigação melhora o trabalho assistencial e por essa circunstância desempenha um papel estratégico para a gestão de médio e longo prazo, antevendo cenários e resoluções num próximo futuro, a ARSLVT, no âmbito do ODS 10, desencadeou o lançamento de uma iniciativa de reflexão prospetiva sobre o futuro dos cuidados de saúde primários e das suas interações com outras componentes do SNS, no horizonte 2030.

Saiba mais ❯

Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

A ARSLVT tem promovido e continuará a promover Parcerias com várias entidades, para atingir os ODS que tem vindo a desenvolver no sentido de contribuir quer para o objetivo base – ODS 3, foco de qualquer sistema de saúde, quer para o desenvolvimento dos objetivos complementares e com contribuição direta – os ODS 4 e 10, os quais terão uma contribuição indireta para os restantes ODS.

Tratando-se de uma agenda universal, assente em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a implementar por todos os países da Organização das Nações Unidas, a Agenda 2030 pressupõe a integração dos ODS nas políticas, processos e ações desenvolvidas nos planos nacionais e áreas regionais do mundo, assim a ARSLVT incorpora este desafio do próximo Século.

Em 2020 a ARSLVT, representada pela Professora Doutora Ana Harfouche, Assessora para a Investigação, Conhecimento e Inovação; foi distinguida com diploma de Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade 2020. Esta distinção foi recebida na Cerimónia de Entrega dos Reconhecimentos de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, que decorreu no dia 19 de novembro e contou com a participação do Senhor Secretário de Estado do Tesouro, Dr. Miguel Cruz.

 

 

A Cerimónia RPRSS 2020 encontra-se inserida na programação da Semana da Responsabilidade Social 2020, uma iniciativa que, todos os anos, congrega representantes governamentais, líderes empresariais, especialistas, academia e organizações da sociedade civil para debater os grandes temas relativos à ética, à responsabilidade social e à sustentabilidade. Este ano, num formato inovador - Plataforma HOPIN - escolhida pelo United Nations Global Compact para acolher em 2020 dois dos seus grandes eventos anuais [UN Global Compact Leaders Summit e UN Global Compact Uniting Business LIVE].

 

Consulte o Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030. Indicadores para Portugal : 2010-2020, do INE

Consulte o Sustainable Development Report 2021 da ONU