PASAF - Programa Regional de Promoção da Alimentação Saudável e da Atividade Física

Os estilos de vida saudável, nomeadamente a alimentação saudável e atividade física, são os determinantes de saúde, que mais se destacam, pelo rápido e grande impacto que têm na obtenção de mais ganhos em saúde pública.

Portugal é dos Países da União Europeia com mais elevados índices de inatividade física. Este facto aliado a hábitos alimentares desadequados, tem contribuído para o aumento do risco de mortalidade, doenças cardiovasculares, doença coronária, enfarte do miocárdio, obesidade, incidência de cancro em geral, doenças neuro degenerativas, e diabetes, a nível regional (RLVT) e nacional. Assim, o presente Programa Regional para a “Promoção da Alimentação Saudável e da Atividade Física-PASAF” da ARSLVT, tendo, também, em consideração, o que acima se referiu, tem na sua génese e desenvolvimento, os seguintes alicerces: Plano Nacional de Saúde; Programa Nacional Para a Promoção da Alimentação Saudável, Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física; o Plano Estratégicos da ARSLVT, a legislação em vigor, na matéria, e os 4 eixos estratégicos do Plano Regional de Saúde da RLVT, a citar: A cidadania; Os Afetos; A Saúde Sustentável; A Qualidade.

Trata-se de um programa, de cariz participativo, que visa promover e monitorizar a implementação, regional, das políticas de saúde, atrás mencionadas, de modo concertado, com as 15 Unidades de Saúde Pública da ARSLVT.

 Dado que a promoção da saúde deve ser transdisciplinar, o programa regional PASAF encontra-se, também, articulado, com os demais programas de saúde, existentes no Departamento de Saúde Pública, da ARSLVT, sede.

 

Agenda 2020 PASAF

 

Calendário 2020 PASAF