Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

ODS 4 | Educação de Qualidade

@nacoesunidas.org

O ODS 4 foi enquadrado pela ARSLVT numa iniciativa intitulada: Programa de Conhecimento para o Desenvolvimento da Agenda 2030 (PCDA2030). O objetivo é promover o conhecimento estruturado e estimular a criação de espaços de reflexão próprios, envolvendo os stakeholders mais relevantes para dinamizar a evolução futura das pessoas e das cidades da Região, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Esta Iniciativa tem como principal finalidade estimular o debate sobre como os desafios – biomédicos, tecnológicos, digitais, societais e de segurança – podem desencadear no sector da saúde a exigência de novas estratégias de adaptação por antecipação, assim como, desafiar a gestão para modelos de desenvolvimento mais robustos e sustentáveis.

O PCDA2030 – Programa de Conhecimento para o Desenvolvimento da Agenda 2030 – ODS 4 – foi desenvolvido num quadro de conhecimento de pessoas para pessoas, que pretende ser permanente e abrangente de forma a incentivar e estimular pensamento de grupo na procura por soluções para os problemas sempre emergentes nas nossas sociedades, nesta nossa época de tantas circunstâncias e ameaças que desafiam novas formas de respostas imediatas e eficazes.

Sumarizam-se as várias Sessões de Conhecimento e Reflexão a cargo da Dra. Ana Harfouche e desenvolvidas no quadro do PCDA2030, durante o ano de 2019:

1ª Sessão

Com o Dr. Manuel Teixeira, Ex-Secretário de Estado da Saúde, no XIX Governo Constitucional, e atual Administrador não Executivo do Banco Montepio. Para o Ex-Governante o SNS defronta-se com três desafios, sobre os quais importa refletir e para os quais urge encontrar soluções, são eles:

  • Aposta na Prevenção;
  • Dotações orçamentais realistas e mudanças organizacionais;
  • Existência de um Plano de Investimento.

2ª Sessão

ODS4 sessão 2
ODS4 sessão 2

Com o Prof. Pedro Madeira de Brito, Professor na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, advogado Especialista em Direito do Trabalho, e autor de várias publicações no âmbito da contratação coletiva dos trabalhadores da Administração Pública.

A Temática versou sobre as Relações Jurídico-Laborais e a Nova Lei de Bases da Saúde, explicitando as diferenças entre a dicotomia: Profissionais de Saúde e Profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

3ª Sessão

ODS4 sessão 3
ODS4 sessão 3

Com Luís Roberto, Engenheiro de formação e membro da Direção do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial. O evento decorreu na Sala do Arquivo, numa parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.

A Profª Ana Harfouche enquadrou a temática como uma nova linha de orientação estratégica da ARSLVT em 2019 e o seu alinhamento com a estratégia de Região.

Relembrou, ainda, a importância dos ODS no quotidiano dos profissionais de saúde e da sua importância para divulgar os mesmos pela população que servem. Em termos simbólicos, essa importância foi sinalizada com a distribuição de marcadores para agendas e livros com os 17 ODS, numa parceria com a SPMS.

O Eng.º Luís Roberto baseou a sua apresentação nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A necessidade dos diferentes países estarem sensibilizados para mudança e quais os ODS em que Portugal está na linha da frente foram alguns dos temas versados.

Em jeito de conclusão, o membro da Direção do GRACE lembrou que “o sucesso dos ODS se baseia na capacidade de partilha e de colaboração entre empresas, organizações, academia, governos e cidadãos”.

4ª Sessão

ODS4 sessão 4
ODS4 sessão 4

Com o Prof. Doutor Adriano Moreira, Humanista e Pensador do país e do mundo. Membro da Delegação Portuguesa na ONU, Professor Catedrático da Universidade Técnica de Lisboa, Membro do Conselho de Estado.

Adriano Moreira nos deixou uma profunda reflexão:

  • Que papel temos enquanto cidadãos europeus e do mundo?
  • A desigualdade entre estados-nação?
  • Estaremos a perder a nossa identidade enquanto indivíduos?
  • Caminhamos para uma (INI)dentidade dos povos?

5ª Sessão

ODS4 sessão 5
ODS4 sessão 5

Com o Almirante António Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, desde 1 de março de 2018.

A palavra-chave da conversa foi – Estratégia

Segundo o Almirante António Silva Ribeiro, “a Estratégia deve sempre responder a duas perguntas básicas:

“Porquê? e Como?”

Feito este exercício, o sucesso das pessoas, das organizações e dos países é mais facilmente atingido.

6ª Sessão

ODS4 sessão 6
ODS4 sessão 6

Com o Doutor Emílio Rui Vilar, que atualmente exerce os cargos de Chairman da Caixa Geral de Depósitos, Administrador não Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Membro do Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa, Presidente do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves e Diretor não Executivo da Fundação da Casa de Mateus.

Emílio Rui Vilar propôs-nos uma reflexão sobre o Bom Governo:

Como é que um mau ou bom Governo, pode ditar o fracasso, ou, o sucesso das pessoas, das instituições e dos países.

Com este Programa – PCDA2030, a ARSLVT pretende ter um papel ativo na dinamização da cultura e do espírito da instituição, bem como, na partilha de experiências e boas práticas, com valor acrescentado na concretização da implementação de algumas medidas que melhorem as metas e os indicadores globais da região, no âmbito da Agenda 2030.

Este propósito iniciado em 2019 foi bem acolhido pelos vários interessados. A ARSLVT agradece o empenho, rigor e a dádiva descomprometida da partilha de conhecimento por todos os ilustres convidados para as Sessões de Conhecimento e Reflexão em 2019.

Voltar
RSE - Area Cidadão