Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

Nutrição

Perante os dados encontrados no estudo de prevalência da pré-obesidade e da obesidade infantil na região do Algarve deu-se início à segunda fase do programa, 2007 a 2012, com uma intervenção comunitária regional, a qual assenta em estratégias de abordagem interinstitucional e pluridisciplinar, baseada fundamentalmente na promoção da alimentação saudável e da actividade física regular. O Programa de Combate à Obesidade Infantil no Algarve preconiza, portanto, medidas estratégicas de intervenção comunitária focalizadas na família, desenvolvidas sobretudo ao nível dos cuidados de saúde, em estreita articulação com as escolas e com as autarquias da região. Para além da intervenção junto da comunidade em geral, constitui prioridade a abordagem das famílias e das escolas. Para tal, é realizada a capacitação de profissionais de saúde e de educação através de inúmeras ações de formação.

O programa preconiza uma intervenção precoce junto das famílias, por um lado com uma avaliação antropométrica sistemática, e por outro com a realização de aconselhamento breve em alimentação saudável e atividade física regular, destinada a toda a população infantil e juvenil, com ou sem excesso de peso. Com vista ao desenvolvimento desta metodologia foram produzidos materiais de apoio com orientações para profissionais de saúde, orientações para crianças/adolescentes e registos semanais de monitorização comportamental.

fluxograma_materiais_apoio_aconselhamento_breve.jpg

 

Materiais de apoio ao aconselhamento breve em alimentação saudável

pdf_64x64.pngOrientações para profissionais de saúde sobre alimentação saudável

pdf_64x64.pngOrientações para a comunidade sobre alimentação saudável 2 a 5 anos

pdf_64x64.pngOrientações para a comunidade sobre alimentação saudável 6 a 10 anos

pdf_64x64.pngOrientações para a comunidade sobre alimentação saudável 11 a 15 anos

pdf_64x64.pngOrientações para a comunidade sobre alimentação saudável 16 a 18 anos

pdf_64x64.pngRegisto semanal da alimentação

Materiais de apoio ao aconselhamento breve em atividade física regular

pdf_64x64.pngOrientações para profissionais de saúde sobre atividade física regular

pdf_64x64.pngOrientações para a comunidade sobre atividade física regular 2 a 5 anos

pdf_64x64.pngOrientações para a comunidade sobre atividade física regular 6 a 10 anos

pdf_64x64.pngOrientações para a comunidade sobre atividade física regular ≥ 11 anos

pdf_64x64.pngRegisto semanal da atividade física

MATERIAIS

No âmbito do Programa de Combate à Obesidade Infantil têm sido produzidos materiais de divulgação, nomeadamente o folheto O Peso da Família o qual tem um conjunto de orientações práticas dirigidas às famílias em termos de alimentação e actividade física, tendo sido objecto de uma divulgação personificada, em carta dirigida a todos os encarregados de educação das pré-escolas e escolas básicas do 1.º ciclo da rede pública de toda a região, no ano lectivo 2008/2009.

Com o objectivo de melhor divulgar os objectivos e as actividades do Programa de Combate à Obesidade Infantil na região do Algarve, foi ainda concebido um vídeo alusivo ao tema: Hiperligação para visualização do video de apresentação do Programa de Combate à Obesidade Infantil na Região do Algarve

 

IMPACTOS RELEVANTES

A expansão de actividades a desenvolver no âmbito do Programa de Combate à Obesidade Infantil na região do Algarve tem aumentado a afectação de recursos humanos, principalmente de dietistas, nutricionistas e professores de educação física nas diversas instituições parceiras. Por outro lado, este programa regional tem impulsionado o aparecimento de múltiplos projectos locais, como por exemplo o projecto Merendas do Recreio em Olhão (promoção da qualidade nutricional das merendas escolares), o projecto Prevenção da Obesidade Infantil em Faro (promoção de alimentação saudável e actividade física regular), o projecto Saber Comer para Melhor Crescer em Albufeira (promoção da qualidade dos hábitos alimentares das crianças em idade escolar) e os projectos de prescrição de actividade física nos Centros de Saúde por técnicos de desporto das autarquias.

No âmbito do Programa de Combate à Obesidade Infantil na Região do Algarve e com o propósito de promover a atividade física regular desenvolve-se o projecto Escola Activa nas Escolas Básicas da região, o qual foi concebido pela Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, implementado pela Direcção Regional de Educação do Algarve, a Direcção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, IP, a Administração Regional de Saúde do Algarve e as 16 autarquias da região. A Escola Ativa é um conceito integrado de promoção e adesão à atividade física e desportiva, com o objectivo de melhorar a qualidade e a quantidade do exercício físico dos alunos. Desenvolve-se em interdisciplinaridade, através da formação dos professores, com estratégias cognitivo-comportamentais, com avaliação da aptidão física, e envolvendo toda a comunidade educativa.

Voltar
RSE - Area Cidadão