Banner do evento
Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Banner sites_SNS_44 ANOS_Portal SNS
banner-standard_1140-x-360_gripe 2023_6

WAAW 2023: Guia de Bolso de Antibioterapia em Ambulatório

Grupo de trabalho do PAPA.Amb anuncia documento estratégico fundamental para sustentar a prescrição apropriada, prudente e racional de antibióticos.

O Guia de Bolso de Antibioterapia em Ambulatório da ARSLVT fornece recomendações claras e precisas, baseadas na evidência científica e nas normas nacionais e internacionais, para cerca das 40 infeções clínicas mais frequentes em adultos e crianças, que podem ser resolvidas em ambulatório, isto é, em cuidados de saúde primários, consulta externa e urgência hospitalar.

Pretende ser um documento estratégico fundamental para sustentar a prescrição apropriada, prudente e racional de antibióticos, tendo em conta a ameaça que a resistência aos antimicrobianos representam para a saúde humana.

A melhoria da qualidade da prescrição de antibióticos tem sido desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) através de uma checklist de prescrição – o Sistema AWaRe (Access, Watch and Reserve) – baseado na sua importância clínica e no risco da sua utilização promover resistência; o European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) tem guidelines sobre resources for prevention and control of antimicrobial resistance and healthcare-associated infections;  e a ARS LVT, no âmbito do Programa de Apoio à Prescrição de Antibióticos em Ambulatório (PAPA.Amb), adotou, como lembrete para melhorar o processo de prescrição, a mnemónica IMAGINE (fatores relacionados com a Infeção, estudos  Microbiológicos, história de Antibioterapia recente, utilização de Guias de orientação; fatores Individuais de incompatibilidade a medicamentos, registo de Notas clínicas ou ICPC2 no processo clínico e Impacto ecológico do antibiótico face às emergências de resistência).

Atualmente persistirem ainda muitos desafios: desde a mudança dos padrões de utilização de medicamentos, aos comportamentos dos prescritores, até à forma como os dados devem informar as políticas locais. O nosso Road Map da prescrição de antibióticos – o Guia de Bolso – estará disponível a muito breve prazo!

 

Fonte: GT_ATB_CSP. Carlos Palos (coordenação), Ana Lúcia Costa, David Ricardo Galhano Lopes; Érica Rocha; Fatima Cimadeira; Francisca Costa, Ines Castilho, Margarida Alvarez Pacheco Carvalho, Paula Correia, Renata Afonso, Ricardo Jorge Pinto Ribeiro, Rita Corte-Real, Sara Magalhães e Gregória Paixão von Amann.

Capa do guia de bolso
Voltar
RSE - Area Cidadão