Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

Violência no ciclo de vida: ARSLVT acolhe visita de delegação da Estónia

A sede da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), em Lisboa, receberam, a 6 e 7 de junho, um grupo de profissionais estonianos que visitaram Portugal para trocar experiências no âmbito da violência, seja ela doméstica ou contra profissionais de saúde. Luís Pisco, Presidente da ARSLVT, esteve na sessão de boas-vindas aos visitantes e manifestou orgulho pelo facto de a iniciativa incluir visitas ao ACES Almada-Seixal e ao Hospital Garcia de Orta.

 

A visita da comitiva da Estónia associada ao projeto Advancing Rights of Estonian Victims (AREV) foi dinamizada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), entidade que coordena o Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida (PNPVCV). A iniciativa teve como principal objetivo conhecer a abordagem e atuação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na área da prevenção da violência, assim como modelo interdisciplinar do PNPVCV. Conhecer in loco as boas práticas de cooperação entre os serviços de saúde e outras instituições parceiras de apoio a vítimas de crime, nomeadamente serviços na área da proteção de crianças, respostas de apoio a vítimas, Forças de Segurança e Justiça, foi outro dos objetivos.

 

Presente na sessão de boas-vindas, Luís Pisco aproveitou o momento para fazer uma breve apresentação da ARSLVT. O dirigente agradeceu o interesse da equipa estoniana em conhecer a realidade portuguesa. “ É uma honra recebê-los, quer seja no âmbito das reuniões de trabalho, quer seja nas visitas às equipas do ACES Almada-Seixal e Hospital Garcia de Orta”, referindo com orgulho que “a qualidade do trabalho desenvolvido por ambas as equipas é exemplar para quem exerce na área da prevenção da violência”.

 

Por sua vez, Rui Portugal, Subdiretor-geral da Saúde, enalteceu a colaboração entre os dois países – um do Norte e outro do Sul da Europa – e salientou que a mesma pode ser decisiva para colocar o tema da violência na agenda política europeia.

Violência no ciclo de vida: ARSLVT acolhe visita de delegação da Estónia
Voltar
RSE - Area Cidadão