Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
USP Lisboa Central acolhe visita técnica da Comitiva do Banco Mundial e Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe
A USP Lisboa Central recebeu uma equipa do Banco Mundial e especialistas do Ministério da Saúde, Trabalho e Assuntos Sociais de São Tomé e Príncipe.
Esta visita técnica enquadra-se nas iniciativas do Banco Mundial para reforçar os sistemas de preparação e resposta a emergências de Saúde Pública, bem como a gestão de doenças não transmissíveis em São Tomé e Príncipe (STP) e noutros países africanos.
A Unidade Saúde Pública (USP) do ACES Lisboa Central foi identificada para a partilha de experiências na coordenação e gestão dos programas de saúde a nível local, com destaque para as doenças de maior causa de mortalidade e morbilidade e respetivos determinantes.
Foram referidos em especial os programas prioritários para a diabetes, as doenças cardio-vasculares e as doenças oncológicas e foi discutido como as equipas locais se organizam para garantir as atividades previstas de prevenção da doença e promoção da saúde para a população de mais de 275 mil habitantes de abrangência da USP, de dimensão ligeiramente superior à população nacional de STP.
Houve ainda oportunidade de discutir aspetos operacionais da elaboração do plano local de saúde, plano de atividades anual da da USP e respetiva avaliação, bem como clarificar os aspetos de deteção e resposta a alertas de saúde pública a nível local. Da visita resultou o compromisso de discussões futuras online e eventuais colaborações futuras no desenvolvimento de planos e procedimentos para a rede de saúde pública de STP.
