Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Unidade Integrada de Diabetes de Caldas da Rainha e Peniche realiza 1.ª consulta descentralizada
Decorreu em 14 de fevereiro a 1.ª consulta de Diabetes Descentralizada da Unidade Integrada de Diabetes de Caldas da Rainha e Peniche na USF Rainha D. Leonor, em Caldas da Rainha.
A Equipa da Unidade Integrada de Diabetes de Caldas da Rainha/Peniche (médica, enfermeira e nutricionista), que se deslocou à referida Unidade de Saúde Familiar, realizou, em conjunto com a Equipa da referida USF (médica/o e enfermeira) as referidas consultas, tendo sido efetuados os ajustes terapêuticos farmacológicos e não farmacológicos (educação terapêutica) considerados necessários, ficando o posterior seguimento ao cuidado dos médicos e enfermeiros de família, que irão avaliar a necessidade de reagendamento pela equipa hospitalar.
Prevê-se que em 14 de março, decorra uma consulta nos mesmos moldes, na USF Rafael Bordalo Pinheiro.
A realização de consultas médicas de especialidades hospitalares nos cuidados de saúde primários contribui para aumentar a acessibilidade dos utentes aos cuidados de saúde e incentiva a articulação entre as instituições do SNS, promovendo a proximidade aos utentes e a continuidade dos cuidados.
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo 298.390 habitantes.
Fonte: CHO
