Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Unidade de Saúde do Beato abre portas à população
A nova unidade de saúde do ACeS Lisboa Central faz parte de um Acordo de Colaboração entre a ARSLVT e a Câmara Municipal de Lisboa.
A nova Unidade de Saúde do Beato, em Lisboa, entrou em funcionamento a 14 de agosto, acolhendo nas suas instalações a Unidade de Saúde Familiar (USF) Oriente, a funcionar há anos num prédio de habitação da Avenida Afonso III. Com capacidade para 15 mil utentes, o edifício foi concebido para o fim a que se destina (prestação de cuidados de saúde), dispondo de serviços prestados pela Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) e também pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) do ACeS Lisboa Central.
Recorde-se que a USF Oriente tem cerca de 13.400 utentes inscritos, é uma USF modelo B e tem como missão a “acessibilidade, respeitando as características específicas da nossa população; globalidade, abordando de forma holística o utente em todas as suas vertentes; qualidade, estabelecendo o compromisso de atualização, valorizando a medicina baseada na evidência científica em vigor; continuidade de cuidados, ao longo do ciclo de vida”.
A Unidade de Saúde do Beato faz parte do Acordo de Colaboração celebrado entre a Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) para dotar a cidade de 14 edifícios construídos de raiz como unidades de saúde. No âmbito desta parceria, a cedência de terrenos e construção dos edifícios fica a cargo da CML, pelo que à ARSLVT compete fornecer o equipamento e disponibilizar os profissionais de saúde.
