Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
UCC Amadora+ conquista verbas do Orçamento Participativo da Ordem dos Enfermeiros
O objetivo geral do ” Via verde # colo do fémur – do hospital para o domicílio – cuidar com tecnologia” é intervir no doente logo após a alta hospitalar.
A equipa de Enfermagem de Reabilitação da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Amadora+ concorreu com o projeto ” Via verde # colo do fémur – do hospital para o domicílio – cuidar com tecnologia” ao Orçamento Participativo 2023 da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros (OE) . E foi com muita satisfação e alegria que a equipa constantou que a sua iniciativa fez parte dos mais votados e, por isso, obteve financiamento. O prémio foi entregue à equipa na cerimónia oficial que decorreu a 22 de setembro, na Estufa Fria, em Lisboa.
O objetivo geral deste projeto é intervir precocemente na pessoa com fratura do colo do fémur após a alta hospitalar, criando um protocolo entre os diferentes níveis de cuidados com vista à obtenção de ganhos em saúde e otimização dos recursos.
A utilização de tecnologias está, cada vez mais, a transformar a oferta de cuidados de saúde e, simultaneamente, a proporcionar um atendimento mais individualizado aos utentes. Na prestação de cuidados, a utilização de uma ferramenta informática, em contexto domiciliário, pode constituir um complemento às atuais intervenções. É inequívoco que, não substituindo qualquer cuidado prestado, a tecnologia vem acrescentar valor num novo paradigma da saúde onde se pretende ultrapassar barreiras, vencer preconceitos e atingir a universalidade.
Perspetivando o futuro dos serviços de saúde, a equipa de Enfermagem de Reabilitação pretende estar na vanguarda com o uso de equipamento informático na implementação do programa de reabilitação no domicílio. Pretende, desta forma, contribuir para a dinamização e valorização da enfermagem de reabilitação do ACES Amadora.
Fonte: ACES Amadora
