Banner do evento
Boas festas 2023
Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Banner sites_SNS_44 ANOS_Portal SNS
banner-standard_1140-x-360_gripe 2023_6
Postal 2023_a

UCA Montijo opera 28.726 doentes em 11 anos de atividade

Ao longo de 11 anos, a Unidade de Cirurgia de Ambulatório do CHBM realizou intervenções cirúrgicas a 28.726 doentes.

A Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA), situada no Hospital do Montijo, comemorou o seu 11º aniversário. Foi no dia 1 de junho de 2012 que esta nova Unidade abriu portas. Ao longo destes 11 anos, entre 1 de junho de 2012 e 31 de maio de 2023, foram operados 28.726 doentes.

A abertura da Unidade de Cirurgia de Ambulatório no Montijo permitiu a criação de programas exclusivos de cirurgia de ambulatório nas diversas especialidades, respeitando os critérios universalmente preconizados neste regime cirúrgico, tendo em vista o crescimento da capacidade operatória do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) pela otimização de recursos humanos e materiais, aumentando simultaneamente a qualidade, segurança e conforto dos doentes.

No Hospital do Montijo, a UCA realiza cirurgia de ambulatório em diversas especialidades, tais como Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Oftalmologia, Ortopedia e Urologia. Até ao final de 2020 foram também operados doentes de Cirurgia Pediátrica. Só em 2019, por exemplo, foram operados 3.474 doentes.

Em 2021, esta unidade foi acreditada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). O modelo ACSA é o adotado pela DGS para a certificação das unidades de saúde por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português.

A Dra. Ana Arranhado e a Enf.ª Ana Paula Salvado, Responsável Médica e Enfermeira Gestora da UCA respetivamente, têm sido o rosto desta Unidade desde o primeiro dia.

Fonte: CHBM

 

Logo do Centro Hospitalar Barreiro Montijo
Voltar
RSE - Area Cidadão