Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Saúde Mental em debate nas 7as Jornadas da USF do Parque
“A Saúde Mental ao Longo do Ciclo da Vida” foi o tema das 7as Jornadas da USF do Parque, que decorreram a 13 e 14 de outubro, no Auditório do LNEC, em Lisboa. Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), marcou presença na sessão de abertura.
“De manhã é que começa o dia” parece ter sido o provérbio adotado pela sétima edição das jornadas da Unidade de Saúde Familiar (USF) do Parque. Com um programa preenchido, o primeiro dia do evento foi dedicado às habituais sessões de abertura e de encerramento, sessões temáticas, comunicações livres e apresentação de pósteres. Houve ainda tempo para a cerimónia de entrega de prémios aos melhores trabalhos a concurso.
Ao centrar atenções na Saúde Mental, as jornadas debateram temas como “Depressão pós-parto: uma realidade”, “Sinais de alarme em idade pediátrica e estratégias de parentalidade”, “Perturbações da personalidade – quais os desafios?” e “A sobrecarga do cuidador do idoso”.
Na sessão de abertura Luís Pisco felicitou a organização pela iniciativa e pelo tema escolhido, tanto mais que naquela semana foi assinalado o Dia Internacional da Saúde Mental. Também intervieram na sessão João Ramires, Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Norte, Paulo Coelho, Coordenador da USF do Parque, Laura Caldeira, Presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e José Amaral Lopes, Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade.
O segundo dia do evento foi inteiramente preenchido por quatro workshops que decorreram em salas contíguas ao grande auditório do LNEC.
De acordo com a comissão organizadora, as 7as Jornadas da USF do Parque pretenderam “destacar a importância da promoção da Saúde Mental e da intervenção precoce, capacitar os profissionais de saúde na abordagem da doença mental e promover a sua articulação com os parceiros da comunidade”. Objetivos totalmente conseguidos através da participação de convidados de diferentes áreas e de uma boa “moldura humana” na plateia.
