Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
REVIVE – Ações de Formação
Nos passados dias 22 e 29 de setembro, decorreram as ações de formação Vigilância de Vetores – Mosquitos e Vigilância de Vetores – Carraças, no âmbito da Rede de Vigilância de Vetores – REVIVE, em que a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, (ARSLVT) participa desde 2008.
Estas ações de formação, organizadas pelo Departamento de Saúde Pública e pela Academia de Formação e Desenvolvimento da ARSLVT, em colaboração com especialistas do Centro de Estudos de Vetores de Doenças Infeciosas do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, destinam-se a profissionais do Departamento de Saúde Pública e das Unidades de Saúde Pública da região de Lisboa e Vale do Tejo, e visam dotar os seus participantes de competências teóricas nos domínios da epidemiologia, biologia de vetores, métodos laboratoriais, vigilância, controlo e prevenção das doenças transmitidas por mosquitos, carraças e flebótomos.
As doenças infeciosas transmitidas ao Homem por vetores e roedores são uma questão importante para a saúde global. Nas últimas duas décadas, muitos agentes patogénicos associados a vetores têm surgido em novas regiões, enquanto muitas doenças endémicas têm aumentado a sua incidência.
