Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
“Próxima Paragem em Saúde”: Dê Sangue!
Divulgamos mais uma edição do “Próxima Paragem em Saúde”, um projeto desenvolvido pela Unidade de Saúde Pública do ACES Almada-Seixal:
Este Verão ajude-nos a ajudar! Dê Sangue!
A dádiva de sangue é um gesto essencial para a Vida, é um gesto essencial para que seja possível assegurar o tratamento de muitos doentes nos hospitais portugueses. Todos os dias são necessárias 1100 unidades de sangue e componentes sanguíneos.
Não se fabricando o sangue artificialmente, é necessária uma dádiva regular e continuada ao longo do tempo, uma vez que os componentes sanguíneos têm um período limitado de armazenamento (42 dias para os concentrados eritrocitários; e, 5 a 7 dias para as plaquetas) e os dadores de sangue, sendo homens, só podem realizar a sua dádiva de 3 em 3 meses e, sendo mulheres, de 4 em 4 meses.
Embora a situação seja atualmente estável, a dádiva de sangue em Portugal enfrenta importantes desafios.
As alterações demográficas, com uma população cada vez mais envelhecida, as doenças emergentes e as alterações climáticas, que têm naturalmente impacto no número de dadores e das dádivas de sangue.
Pedimos pois a todos que os que possam fazer uma nova dádiva de sangue que o façam, bem como a todos aqueles que nunca o fizeram, que se juntem a esta causa solidária.
As condições essenciais para ser uma pessoa dadora de sangue são ter entre 18 e 65 anos (idade limite para a primeira dádiva é 60 anos), ter peso igual ou superior a 50 Kg e estar saudável.
Ajude-nos a ajudar, em aproximadamente 30 minutos, uma única dádiva pode ajudar a salvar até três vidas.
Toda esta informação está disponível em www.ipst.pt. Para saber onde dar sangue consulte www.dador.pt.
Autora:
Maria Antónia Escoval
Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Sangue e da Transplantação
