Banner do evento
Boas festas 2023
Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Banner sites_SNS_44 ANOS_Portal SNS
banner-standard_1140-x-360_gripe 2023_6
Postal 2023_a

“Próxima Paragem em Saúde”: A vida são dois dias… Os festivais são muitos!

Divulgamos os mais recentes conteúdos do “Próxima Paragem em Saúde”, um projeto desenvolvido pela Unidade de Saúde Pública do ACES Almada-Seixal:

_________

Em Portugal, o verão é quente e os dias são longos, sendo os festivais eventos muito atrativos para jovens (nacionais e estrangeiros), que se juntam com o objetivo comum de se divertirem.
Este ano realiza-se também a Jornada Mundial da Juventude em Portugal, prevendo ser o maior evento de massas realizado no nosso país e, por isso, muito relevante para a saúde pública, no que diz respeito a reforçar a promoção de comportamentos saudáveis.
A juventude é caracterizada pela descoberta, experimentação e afirmação de quem se é, perante si e perante os outros, no entanto, ainda sem uma perceção de risco totalmente definida. Para viver um festival em pleno, os jovens devem ser capazes de adotar comportamentos saudáveis e responsáveis, diminuindo assim o risco de acidentes que possam comprometer a sua qualidade de vida futura.
Conhecer os próprios limites, beber água alternadamente com a bebida alcoólica e comer pequenos snacks durante o festival podem minimizar o risco de uma intoxicação alcoólica. O consumo de álcool e de substâncias ilícitas podem estar associados a comportamentos sexuais de risco. Logo, todos os jovens devem ter acesso a preservativos e saber como conservar e utilizar corretamente.
Em caso de ocorrências por excessos de consumos, esclarecimento de dúvidas ou encaminhamento de situações mais urgentes podem recorrer aos postos médicos de cada festival ou, na impossibilidade, contactar a linha SNS24 (808 24 24 24).

Autora:
Joana Matos
Enfermeira do ACES Almada-Seixal

Cartaz com conselhos úteis
Voltar
RSE - Area Cidadão