Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
“Próxima Paragem em Saúde”: A vida não é um jogo! É muito mais que isso
Divulgamos os mais recentes conteúdos do “Próxima Paragem em Saúde”, um projeto desenvolvido pela Unidade de Saúde Pública do ACES Almada-Seixal:
_________
O Dia Mundial da Saúde Mental celebra-se a 10 de outubro e este ano o tema é “Nossas mentes, nossos direitos”. É uma oportunidade para melhorar o conhecimento que a saúde mental é um direito humano universal e que uma boa saúde mental é vital para a saúde e bem-estar geral.
Cada vez mais os problemas de saúde mental atingem adolescentes e jovens, muitas vezes devido ao uso e abuso das novas tecnologias, tais como internet, redes sociais e videojogos. Jogar é um comportamento saudável e desejável no desenvolvimento dos jovens. No entanto, com a facilidade de acesso – os jogos estão disponíveis nos diversos dispositivos como computadores, telemóveis ou outros equipamentos eletrónicos – facilmente o seu uso pode ser excessivo, com consequências na saúde física, emocional e no desempenho escolar.
Quando se perde o sentido de moderação pode-se estar perante um quadro aditivo (vício) que a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificar como um distúrbio da saúde mental. É importante estar atento aos sinais de alerta e ao excesso de tempo que se passa em atividades de videojogo, pois podem trazer problemas graves ao nível da saúde física, tais como posturas inadequadas, sedentarismo, excesso de peso, alterações de visão, e/ou problemas psicológicos como dificuldade de concentração, isolamento, irritabilidade entre outros.
Na prevenção é que está o ganho. É importante combater esta situação o mais cedo possível, alterando o estilo de vida, criando hábitos saudáveis e atividades com a família e amigos, tais como:
• Limites diários de utilização dos videojogos
• Ter hábitos de leitura
• Praticar atividades ao ar livre, como caminhar e andar de bicicleta, aproveitando os percursos pedestres e as ciclovias
• Praticar com regularidade atividades desportivas
Autora:
Ana Cristina Dias
TSDT – Área de Saúde Ambiental do ACES Almada-Seixal
