Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Projeto da USP Médio Tejo regressa ao terreno
“Promover o Sucesso Escolar” é mais uma vez o mote do projeto “Promoção do Sucesso Escolar no Médio Tejo – Correção de problemas de Visão e Audição”.
Este ano letivo, o projeto terá início no mês de outubro, sendo o concelho de Tomar o primeiro dos 11 concelhos a serem abrangidos. No total, esta iniciativa realizar-se-á junto das crianças que frequentam 80 Jardins de Infância.
Para o efeito, irá mais uma vez ser utilizada a Unidade Móvel do ACES Médio Tejo que serve de suporte às atividades de rastreio, coordenadas por uma Enfermeira Especialista de Saúde Comunitária da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo (USPMT) e realizadas por técnicos contratados pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), com formação específica e adequada para esse efeito, isto é, 2 optometristas e 1 audiologista.
Toda a informação será assegurada quer aos encarregados de educação, quer aos professores, sendo referenciados para tratamento todos os casos detetados de insuficiente capacidade auditiva, e para correção os identificados com problemas de visão. A cada criança sinalizada com alteração ao nível da acuidade visual vai ser atribuído um “Voucher-visão”, no valor de 150€, financiado pelo respetivo município, para a aquisição de óculos numa das ópticas aderentes ao projeto.
Identificar e corrigir atempadamente (antes do início da escolaridade obrigatória) problemas ao nível da visão e audição é o principal objetivo deste projeto, pois é sabido que uma visão e audição normais são fundamentais para um adequado funcionamento cognitivo, comportamental e emocional da criança, o que poderá determinar a diferença entre o INSUCESSO/SUCESSO ESCOLAR.
Recorde-se que este é um projeto de intervenção comunitária que teve início no ano letivo 2016/2017 e que tem como população-alvo as crianças que frequentam o último ano do ensino pré-escolar dos Agrupamentos de Escolas da área geográfica do Médio Tejo. A coordenação é da responsabilidade da USPMT e da CIMT, a operacionalização é feita pela USPMT, mas as metas só têm sido alcançadas devido ao empenho de todas as entidades envolvidas (ACES Médio Tejo; DGEstE; Agrupamentos de Escolas; Municípios; CHMT).
Fonte: Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo
