Banner do evento
Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Banner sites_SNS_44 ANOS_Portal SNS
banner-standard_1140-x-360_gripe 2023_6

Primeiro pacemaker implantado no HVFX

2 de maio de 2023 foi um dia especial para o Serviço de Cardiologia do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE porque foi implantado, pela primeira vez, um dispositivo de pacemaker.

O utente Júlio Abrantes estava confiante. Já é a terceira intervenção que faz para colocação de pacemaker, mas esta, como refere “é mais fácil, estou confiante”.

Pedro Custódio, Médico de Cardiologia do HVFX,EPE, afirma que foram “indispensáveis” duas condicionantes que permitiram ao Serviço de Cardiologia dar “este importante passo. Por um lado a equipa médica do Serviço, e por outro haver abertura por parte do Hospital para o investimento em infra-estruturas e recursos humanos necessários para a implantação destes devices”. “Acredito que este é um passo sólido na direção de sermos um serviço de vanguarda e uma referência nacional, em termos de cardio-diagnóstico”, reforça Pedro Custódio.

Nelson Cunha foi o Cardiologista que efetuou a intervenção e estava muito satisfeito com o resultado do procedimento.”Conseguiu-se fazer o procedimento de forma simples e eficaz e, portanto, considero que foi um sucesso”, afirmou.

Nelson Cunha destacou, ainda, “a possibilidade de se fazer este procedimento, neste hospital, com todas as condições de segurança e com uma equipa que está em crescimento, muito empenhada e muito dotada de saber, o que será uma grande mais valia para uma articulação fácil entre todos e que tem um potencial de crescimento”.

Veja o vídeo

Fonte: HVFX

 

Bloco operatóri com profissionais durante a intervenção
Voltar
RSE - Area Cidadão