Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Banner sites_SNS_44 ANOS_Portal SNS

Perinatal and Infant Mental Health e o Programa Semente

Parceria entre HFF, ACES Amadora e ACES Sintra pretende valorizar e potenciar a saúde mental no período perinatal.


Decorreram, entre os dias 22 e 24, 29 e 31 de maio, em simultâneo no Edifício B e na USF Águas Livres, ambos integrados no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, as primeiras sessões da formação Perinatal and Infant Mental Health e o Programa Semente. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (HFF), o ACES Amadora e o ACES Sintra.

Trata-se de um programa de intervenção de saúde mental no período perinatal (gravidez e pós-parto) que se iniciou em 2018 com projetos-piloto na USF Venda Nova e na USF Alma Mater e que vai agora ser alargado a todos os profissionais do ACES Amadora que, de alguma forma, estejam envolvidos nesta área.

O objetivo principal deste programa é o de valorizar e potenciar a saúde mental no período perinatal, de forma a prevenir a doença mental e identificar situações que careçam de resposta para além dos Cuidados de Saúde Primários (CSP).

Tem ainda como intuito criar uma abordagem sistemática, por parte dos profissionais médicos, de enfermagem ou outros, que realizem consultas às grávidas do ACES, capacitando-os como agentes ativos na deteção e identificação do âmbito da necessidade de acompanhamento e qual o melhor encaminhamento a efetuar.

Estão previstas novas sessões de 26 a 28 de junho e em outubro 2023.

Fonte: ACES Amadora

 

Equipa do Programa Semente
Voltar
RSE - Area Cidadão