Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

OficINa do HDS inaugurou exposição “Anti Inércia”

A Exposição “Anti Inércia” estará patente no Fitness Factory, em Santarém, até 7 de julho.


A OficINa – Arte Bruta Inclusiva, sedeada no Departamento de Psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém (HDS), inaugurou a 19 de maio, no ginásio Fitness Factory, em Santarém, a Exposição “Anti Inércia”, que contempla o trabalho realizado pelos artistas da OficINa, sob curadoria de Susana Veiga Branco. A mostra ficará patente até ao dia 7 de julho.

Na inauguração, e em nome do Conselho de Administração, Vanda Alambre, vogal executiva,  agradeceu à OficINa pela “partilha das suas obras de arte e coragem em exporem os seus sentimentos”.

Conforme explica a curadora da exposição, Susana Veiga Branco, “o movimento da criação artística e o bem-estar subsequente  fundem-se aqui com a ideia do ginásio, com a anti inércia e a qualidade de vida”.

Carla Ferreira, enfermeira especialista em Saúde Mental e coordenadora do projeto oficINa– Arte Bruta Inclusiva, salienta a recetividade e disponibilidade do ginásio Fitness Factory Santarém em acolher esta exposição que reúne trabalhos “impactantes que expressam sentimentos e emoções dos seus autores”.

 

O objetivo desta exposição é divulgar o trabalho da OficINa e dos seus artistas e aproveitar a oportunidade para informar que a OficINa tem caráter sócio profissionalizante, em que 70% do valor da venda será para o artista e 30% reverte para a associação.

         

 

A Câmara Municipal de Santarém também marcou presença na inauguração, fazendo-se representar pelo vereador Diogo Gomes e por Elisabete Filipe, chefe de divisão da Ação Social e Saúde.

A OficINa – Arte Bruta Inclusiva  foi inaugurada em maio de 2021 com o objetivo de apostar na reabilitação de pessoas com doença mental grave, mobilizando a arte como ferramenta terapêutica.  Pintura, costura ou restauração de móveis são algumas das atividades desenvolvidas neste espaço.

 

Várias obras de arte da exposição
Voltar
RSE - Area Cidadão