Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Núcleo de Oftalmologia do HGO realiza cerca de 10 mil atendimentos em 9 meses
Desde o início da sua atividade, no passado mês de fevereiro, o Núcleo de Oftalmologia de Almada (NOA+) do Hospital Garcia de Orta (HGO) já deu resposta a quase seis mil utentes, num total de 9.547 atendimentos.
Assente no conceito inovador de walking clinic, o NOA+ foi criado para melhorar o acesso dos utentes e aumentar a capacidade de resposta do hospital.
Assim, além de realizar as consultas de oftalmologia, incluindo primeiras consultas referenciadas pelos cuidados primários, o NOA+ criou uma Clínica de Injeções Intravítreas que, no mesmo dia, e no mesmo local, possibilita o diagnóstico e tratamento de doenças da retina guiados por imagiologia de alta-resolução.
Desde o início de atividade, em fevereiro passado, foram atendidos no NOA+ 5.855 utentes distintos, que deram origem a 9.547 episódios de consulta ou de injeções, dos quais 5.224 utentes observados em consulta (6.044 consultas, das quais 82% foram primeiras consultas de especialidade) e 631 utentes foram diagnosticados e/ou tratados no contexto da Clínica de Injeções Intravítreas.
“Estes indicadores assistenciais refletem o trabalho realizado diariamente por uma equipa multidisciplinar dedicada e diferenciada. No NOA+ conciliamos a análise de imagem multimodal avançada com os mais inovadores esquemas de tratamento, o que tem permitido melhorar os padrões de qualidade, conforto e segurança da população que nos procura, assim como os outcomes clínicos obtidos”, afirma Nuno Campos, Diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia do HGO.
“Na Clínica de Injeções, e para casos mais complexos, tem sido possível garantir tratamento adequado ao doente, no máximo até 3 dias úteis após diagnóstico, otimizando o intervalo entre injeções, com ajustamento do esquema terapêutico às características e necessidades de cada doente”, refere o responsável, sublinhando que “melhorámos o acesso, diversificámos as opções terapêuticas, ganhámos qualidade assistencial e mantemos a inovação como uma prioridade da nossa atuação, no contexto da missão do HGO”.
No passado mês de setembro, o HGO adquiriu um novo equipamento inovador de diagnóstico para o NOA+. Com investimento superior a 165.000 euros, a nova Tomografia de Coerência Ótica possibilita o diagnóstico pormenorizado das doenças da retina, potenciando os resultados terapêuticos alcançados.
