Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Ministro da Saúde Visita CHBM

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) recebeu ontem a visita do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inserida na iniciativa Governo Mais Próximo.

Nesta visita, foi acompanhado pelo Conselho de Administração do CHBM, presidido por Teresa Carneiro, vários autarcas e outros representantes de diversas instituições da região.   

O Ministro da Saúde visitou Unidade de Cirurgia de Ambulatório no Hospital do Montijo; e a Unidade de Cuidados Intensivos, o Serviço de Imagiologia e o Serviço de Urgência Geral no Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, onde cumprimentou os profissionais e utentes, numa relação de grande proximidade, disponibilidade e interesse para com todos os presentes.  

Na Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA) foi recebido pela Responsável, Ana Arranhado, pela Enfermeira Chefe, Ana Paula Salvado, e pela Administradora Hospitalar, Susana Capela, tendo oportunidade de visitar um serviço de excelência que, após um investimento de cerca de 2 milhões de euros, entrou em funcionamento em 2012 e ao longo da última década tem desenvolvido um programa exclusivo de cirurgia de ambulatório em diversas especialidades, permitindo o crescimento da capacidade operatória do CHBM, pela otimização de recursos humanos e materiais. A UCA, que está acreditada pela Direção-Geral da Saúde desde 2021, realizou no último ano perto de 3 mil intervenções cirúrgicas.   

Rumo ao Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, o Ministro da Saúde visitou primeiramente a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), onde aguardavam por si o Diretor da Unidade, Ricardo Matos, a Enfermeira Chefe, Filomena Sanches, e a Administradora Hospitalar, Cláudia Luz. Aqui, conheceu uma Unidade altamente diferenciada que, em 2021 e após um investimento que rondou os 2 milhões de euros, sofreu obras de beneficiação do espaço existente, expansão do serviço e capacitação tecnológica, tendo a sua lotação crescido de 5 para 11 camas.   

Seguiu-se a visita ao Serviço de Imagiologia para conhecer o mais recente equipamento adquirido para a Instituição, uma Tomografia Computorizada, que se traduziu num investimento superior a 635 mil euros. O Diretor do Serviço, João Granadeiro, a Técnica Coordenadora, Paula Montoia, e a Administradora Hospitalar, Alexandra Cerqueira, mostraram este novo equipamento que tem capacidade e características tecnológicas que permitem uma atividade mais diferenciada, eficiente e de elevada performance assistencial em radiologia do corpo.   

Neste Serviço foi referido ao Ministro da Saúde a importância de dotar a Imagiologia, a curto prazo, de um equipamento de Ressonância Magnética, uma vez que o CHBM tem registado um aumento da prevalência da patologia oncológica, sentindo necessidade de adequar o seu perfil assistencial às necessidades da população e sendo referência no tratamento de Radioterapia para toda a península de Setúbal e concelho de Vila Franca de Xira. Este equipamento significará um investimento na ordem de 1,5 milhões de euros, mas terá um retorno a curto prazo para a Instituição, já que no último triénio o CHBM gastou mais de 1,7 milhões de euros só na realização de exames no exterior, com tendência crescente.   

Antes de finalizar a sua visita, houve ainda oportunidade para Manuel Pizarro conhecer a Urgência Geral, tendo o Ministro da Saúde sido recebido pelo Diretor do Serviço, Vasco Firmino, pela Enfermeira Chefe, Sandra Contreiras, e pela Administradora Hospitalar, Cláudia Luz, que mostraram as instalações e explicaram as dinâmicas deste espaço que, em 2018 e após um investimento na ordem dos 860 mil euros, sofreu obras de beneficiação e ampliação, permitindo definir circuitos diferentes para os doentes prioritários e não prioritários, com salas de espera autónomas, melhorando assim as condições de vigilância dos utentes mais urgentes.   

Para a Presidente do Conselho de Administração do CHBM, Teresa Carneiro, “esta visita revestiu-se de extrema importância para os profissionais e utentes desta Instituição pois foi uma oportunidade única de partilhar com o Ministro da Saúde o trabalho desenvolvido por este Centro Hospitalar, os investimentos realizados e a concretizar nos próximos anos, mas também mostrar as fragilidades com que esta Instituição se depara, à semelhança da realidade do SNS, apesar da entrega total dos profissionais num esforço contínuo para prestarem os melhores cuidados de saúde aos nossos doentes”.  

 

Ministro da Saúde com profissionais e Conselho de Administração do CHBM
Voltar
RSE - Area Cidadão