Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Luís Pisco visita stand da DICAD no RiR Lisboa 2022

 

Luís Pisco, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), visitou a equipa da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) que participa no Rock in Rio (RiR) Lisboa 2022 através da sensibilização e redução de danos no consumo de substâncias psicoativas e álcool. O encontro com os profissionais de saúde decorreu a 18 de junho.

O primeiro dia do RiR Lisboa 2022 foi a data escolhida por Luís Pisco para visitar o stand da DICAD e assim conhecer in loco o trabalho desenvolvido pela equipa. Recorde-se que a DICAD da ARSLVT marca presença no festival com uma intervenção dirigida aos frequentadores do recinto e aos operadores e colaboradores da restauração. O objetivo da iniciativa visa sensibilizar e reduzir os riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas e ao uso nocivo do álcool.

O contacto com a equipa da DICAD permitiu perceber a boa recetividade dos destinatários desta ação – o que perspetiva bons resultados no final dos 4 dias de festival.

Para Luís Pisco, confirma-se que esta é uma oportunidade ímpar para contactos de proximidade com vista à redução de riscos e minimização de danos em matéria de álcool, tabaco e substâncias psicoativas. Os contactos são altamente dirigidos e personalizados.

A presença da DICAD/ARSLVT assume várias vertentes: no stand “Let’s Talk” profissionais de saúde estão disponíveis para conversar, sem tabus, sobre comportamentos de risco, proporcionando aconselhamento altamente dirigido e personalizado. Neste espaço também são disponibilizados testes de alcoolémia, testes de alcoolémia, preservativos e chupa-chupas.

Em simultâneo, equipas de jovens universitários percorrem o recinto do festival. Através da Ação “18+”, vão colocar pulseiras aos frequentadores do recinto com mais de 18 anos, numa lógica de intervenção entre pares. Pretende-se estimular uma compra responsável de álcool. Recorde-se que a Ação “18+” resulta de uma parceria entre a ARSLVT/DICAD, a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) e o RiR.

Ainda no âmbito da parceria com a ANEBE e o RiR, os técnicos da DICAD têm presença assídua junto dos operadores e empregados dos bares e restaurantes, com vários briefings diários por forma a reforçar as atitudes de venda responsável.

Voltar
RSE - Area Cidadão