estamos-on_banner
Rock in Rio
Rock in rio 2022

SABE COMO CHEGAR A TOP PLAYER COM SAÚDE

Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça o trabalho na região de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

estamos-on_banner

Luís Pisco visita stand da DICAD no RiR Lisboa 2022

 

Luís Pisco, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), visitou a equipa da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) que participa no Rock in Rio (RiR) Lisboa 2022 através da sensibilização e redução de danos no consumo de substâncias psicoativas e álcool. O encontro com os profissionais de saúde decorreu a 18 de junho.

O primeiro dia do RiR Lisboa 2022 foi a data escolhida por Luís Pisco para visitar o stand da DICAD e assim conhecer in loco o trabalho desenvolvido pela equipa. Recorde-se que a DICAD da ARSLVT marca presença no festival com uma intervenção dirigida aos frequentadores do recinto e aos operadores e colaboradores da restauração. O objetivo da iniciativa visa sensibilizar e reduzir os riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas e ao uso nocivo do álcool.

O contacto com a equipa da DICAD permitiu perceber a boa recetividade dos destinatários desta ação – o que perspetiva bons resultados no final dos 4 dias de festival.

Para Luís Pisco, confirma-se que esta é uma oportunidade ímpar para contactos de proximidade com vista à redução de riscos e minimização de danos em matéria de álcool, tabaco e substâncias psicoativas. Os contactos são altamente dirigidos e personalizados.

A presença da DICAD/ARSLVT assume várias vertentes: no stand “Let’s Talk” profissionais de saúde estão disponíveis para conversar, sem tabus, sobre comportamentos de risco, proporcionando aconselhamento altamente dirigido e personalizado. Neste espaço também são disponibilizados testes de alcoolémia, testes de alcoolémia, preservativos e chupa-chupas.

Em simultâneo, equipas de jovens universitários percorrem o recinto do festival. Através da Ação “18+”, vão colocar pulseiras aos frequentadores do recinto com mais de 18 anos, numa lógica de intervenção entre pares. Pretende-se estimular uma compra responsável de álcool. Recorde-se que a Ação “18+” resulta de uma parceria entre a ARSLVT/DICAD, a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) e o RiR.

Ainda no âmbito da parceria com a ANEBE e o RiR, os técnicos da DICAD têm presença assídua junto dos operadores e empregados dos bares e restaurantes, com vários briefings diários por forma a reforçar as atitudes de venda responsável.

Voltar
RSE - Area Cidadão