Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Loures inaugura Unidade de Saúde Mental Comunitária

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou a 17 de abril, a Unidade de Saúde Mental Comunitária de Loures.

Esta valência passa a funcionar no centro de saúde local. Laura Silveira, Vice-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) participou na cerimónia.

Resultado de um protocolo entre a ARSLVT, o Hospital Beatriz Ângelo e a Câmara Municipal de Loures, a nova Unidade de Saúde Mental Comunitária de Loures é sinónimo de proximidade aos cidadãos. Para esta proximidade concorrem profissionais do Hospital Beatriz Ângelo, o espaço e a colaboração de profissionais do ACES Loures-Odivelas e as condições logísticas proporcionadas pela Câmara Municipal de Loures.

A unidade cumpre, por isso, o princípio de integração nos Cuidados de Saúde Primários previsto na legislação que define as novas regras de organização e funcionamento dos serviços de Saúde Mental.

Melhorar a acessibilidade a cuidados de Saúde Mental e assegurar respostas focadas na prevenção, permitindo uma intervenção mais precoce e inserida no ambiente social e profissional dos cidadãos, são os objetivos major das Unidades de Saúde Mental Comunitária. Ao realizar esses objetivos, a abordagem multidisciplinar que caracteriza as equipas estará também a contribuir para reduzir o estigma e a discriminação frequentemente associados à doença mental.

 

 

O serviço retoma a resposta de Saúde Mental em proximidade à população de Loures, iniciada na década de 1990 e que até 2012 esteve a cargo de uma equipa da responsabilidade do Hospital Júlio de Matos. A resposta em psiquiatria para as freguesias de Loures oriental transitou naquele ano para o novo hospital, com maior foco nos casos prioritários.

Agora, o novo serviço no centro de saúde de Loures permitirá 4 mil consultas médicas por ano, 1800 consultas de psicologia e também intervenções no domicílio, esperando-se que também contribua para reduzir internamentos potencialmente evitáveis.

 

     

 

Na sua intervenção, o Ministro da Saúde destacou a parceria entre o ACES Loures-Odivelas, o hospital e a autarquia para a concretização do novo espaço, que tem três gabinetes de consulta, hospital de dia e gabinete de enfermagem. “Este é mais um exemplo da descentralização em movimento”, sublinhou.

“Estas equipas dão um sinal de que a saúde mental faz parte da vida integral de cada pessoa, de cada homem e de cada mulher e da comunidade”, afirmou Manuel Pizarro, sublinhando que a constituição de uma equipa jovem, que conta com 10 elementos, é também um” sinal da pujança do SNS”.

 

           

 

 

Por sua vez, Laura Silveira elogiou a articulação entre os vários níveis de cuidados e desejou as maiores felicidades à equipa liderada por Diogo Almeida, psiquiatra do Hospital Beatriz Ângelo.

 

(Fonte: ARSLVT/MS)

Cerimónia de inauguração com Ministro da Saúde a intervir
Voltar
RSE - Area Cidadão