Banner do evento
Boas festas 2023
Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Banner sites_SNS_44 ANOS_Portal SNS
banner-standard_1140-x-360_gripe 2023_6
Postal 2023_a

Loures inaugura Unidade de Saúde Mental Comunitária

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou a 17 de abril, a Unidade de Saúde Mental Comunitária de Loures.

Esta valência passa a funcionar no centro de saúde local. Laura Silveira, Vice-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) participou na cerimónia.

Resultado de um protocolo entre a ARSLVT, o Hospital Beatriz Ângelo e a Câmara Municipal de Loures, a nova Unidade de Saúde Mental Comunitária de Loures é sinónimo de proximidade aos cidadãos. Para esta proximidade concorrem profissionais do Hospital Beatriz Ângelo, o espaço e a colaboração de profissionais do ACES Loures-Odivelas e as condições logísticas proporcionadas pela Câmara Municipal de Loures.

A unidade cumpre, por isso, o princípio de integração nos Cuidados de Saúde Primários previsto na legislação que define as novas regras de organização e funcionamento dos serviços de Saúde Mental.

Melhorar a acessibilidade a cuidados de Saúde Mental e assegurar respostas focadas na prevenção, permitindo uma intervenção mais precoce e inserida no ambiente social e profissional dos cidadãos, são os objetivos major das Unidades de Saúde Mental Comunitária. Ao realizar esses objetivos, a abordagem multidisciplinar que caracteriza as equipas estará também a contribuir para reduzir o estigma e a discriminação frequentemente associados à doença mental.

 

 

O serviço retoma a resposta de Saúde Mental em proximidade à população de Loures, iniciada na década de 1990 e que até 2012 esteve a cargo de uma equipa da responsabilidade do Hospital Júlio de Matos. A resposta em psiquiatria para as freguesias de Loures oriental transitou naquele ano para o novo hospital, com maior foco nos casos prioritários.

Agora, o novo serviço no centro de saúde de Loures permitirá 4 mil consultas médicas por ano, 1800 consultas de psicologia e também intervenções no domicílio, esperando-se que também contribua para reduzir internamentos potencialmente evitáveis.

 

     

 

Na sua intervenção, o Ministro da Saúde destacou a parceria entre o ACES Loures-Odivelas, o hospital e a autarquia para a concretização do novo espaço, que tem três gabinetes de consulta, hospital de dia e gabinete de enfermagem. “Este é mais um exemplo da descentralização em movimento”, sublinhou.

“Estas equipas dão um sinal de que a saúde mental faz parte da vida integral de cada pessoa, de cada homem e de cada mulher e da comunidade”, afirmou Manuel Pizarro, sublinhando que a constituição de uma equipa jovem, que conta com 10 elementos, é também um” sinal da pujança do SNS”.

 

           

 

 

Por sua vez, Laura Silveira elogiou a articulação entre os vários níveis de cuidados e desejou as maiores felicidades à equipa liderada por Diogo Almeida, psiquiatra do Hospital Beatriz Ângelo.

 

(Fonte: ARSLVT/MS)

Cerimónia de inauguração com Ministro da Saúde a intervir
Voltar
RSE - Area Cidadão