Banner do evento
Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Banner sites_SNS_44 ANOS_Portal SNS
banner-standard_1140-x-360_gripe 2023_6

Laura Silveira na Abertura do 6º Encontro de Cardiopneumologia da ARSLVT

O Auditório Municipal da Quinta das Pratas, no Cartaxo, recebeu, a 20 de outubro, o 6º Encontro de Cardiopneumologia da ARSLVT.

Com ênfase nos Cuidados de Saúde Primários, o evento deste ano contou com a presença de Laura Silveira, Vice-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) na Sessão de Abertura.

“Cardiopneumologia nos CSP: Prevenção, diagnóstico e tratamento de 1ª linha” foi o tema central do do evento, que desta vez reuniu no Cartaxo profissionais de saúde ligados à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias, com destaque para os cardiopneumologistas.

Convidada a intervir na Sessão de Abertura, Laura Silveira parabenizou a organização do 6º Encontro e salientou a importância das parcerias com as autarquias – que no caso da ARSLVT “sugiram ainda antes do atual processo de transferência de competências”.

Ladeada por João Heitor, Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Gil Nunes, Presidente da Associação Portuguesa dos Cardiopneumologistas (APTEC), Conceição Gomes, Coordenadora do Programa Regional de Doenças Respiratórias da ARSLVT, Hugo Sousa, Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria, e Teresa Nascimento, Coordenadora da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) do ACES Lezíria,  Laura Silveira lembrou que estão previstos mais equipamentos e recursos humanos para a Cardiopneumologia de Lisboa e Vale do Tejo. Os primeiros impulsionados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Os segundos decorrentes de necessidades diagnosticadas há algum tempo e reforçadas pela aquisição de mais recursos materiais.

       

Referindo-se à reforma do SNS, nomeadamente à constituição de novas Unidades Locais de Saúde (ULS), a vice-presidente da ARSLVT frisou que “as ULS devem ser vistas como oportunidades de capacitar cada vez mais os Cuidados de Saúde Primários e os profissionais como a primeira ‘alavancagem’ dessa aposta”.

 

Anabela Barata, Vogal do Conselho Diretivo da ARSLVT, e Marília Boavida, Presidente do Conselho Cliníco e de Saúde do ACES Lezíria, também marcaram presença no evento.

 

 

Antes da Sessão de Abertura, os participantes assistiram à mesa intitulada “Provas de Função Respiratória, Orientações ATS/ERS 2021”, moderada pelas cardiopneumologistas Isabel Caeiro e Susana Carreira, tendo sido palestrantes Isabel Almeida e Daniela Silva Lopes. Seguiu-se a sessão “O ano em revista – Atividades realizadas pelos Cardiopneumologistas da ARSLVT”, sob a moderação de Conceição Gomes e Carla Rasteiro. A palestrante foi Célia Gama.

Recorde-se que este encontro decorreu no âmbito do Programa Regional de Doenças Respiratórias da ARSLVT e representa um passo fundamental na abordagem das preocupações partilhadas por especialistas e pelo próprio sistema de saúde. Tais preocupações concentraram-se na procura contínua pela excelência no cuidado da população no que diz respeito à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias.

Esta reunião científica contou com o apoio da Câmara Municipal do Cartaxo e da APTEC.

 

Intervenção de Laura Silveira, com imagem geral da assistência
Voltar
RSE - Area Cidadão