Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Inteligência Artificial no Programa de Conhecimento e Desenvolvimento Sustentável

Decorreu no passado dia 9 de maio a mais recente sessão da 3ª Edição do Programa de Conhecimento e Desenvolvimento Sustentável, subordinada ao tema “Inteligência Artificial”.

A sede da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), foi o palco escolhido para Arlindo Carvalho, académico, investigador e diretor do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC – ID) nos falar sobre “Inteligência Artificial – Aplicações, Implicações e Especulações”.

Arlindo Carvalho começou por referir que a Inteligência Artificial (IA) consiste na capacidade que uma máquina tem para reproduzir competências semelhantes às humanas como sejam: o raciocínio; a aprendizagem; o planeamento e a criatividade.

Segundo o preletor, a IA pode ser aplicada em áreas tão distintas como a Analítica, muito importante na otimização de processos, deteção de incidentes e segurança e a Automação, onde a saúde é por excelência um bom exemplo (diagnóstico, análise: imagem/MCDT).

Para Arlindo Carvalho “Apesar das evidentes vantagens que a IA traz às sociedades modernas, há aspetos sociais para os quais devemos dar especial atenção. Por exemplo a Analítica acarreta desafios importantes como a privacidade ou a criação de uma visão distorcida do mundo e uma radicalização da sociedade. Também na Automação dos processos importa perceber o impacto que terá em termos de empregabilidade, por forma a evitar uma maior desigualdade”.

Outro dos aspetos muito importantes que o orador referiu em relação à IA foram os vários tipos de conhecimento. O Dedutivo, que tem por base regras e axiomas, conhecido por Know That, o Indutivo, suportado em inputs, outputs e axiomas, vulgarmente conhecido por Know Flow, o Reinforcement Learning, que consiste numa aprendizagem por reforço sequencial e Aprendizagem não Supervisionada, que comporta processos de clustering e ainda o Machine Learning e Deep Learning, que demonstram  um comportamento “inteligente”.

Como é habitual nestas sessões, as palavras de boas-vindas estiveram a cargo de Ana Paula Harfouche, coordenadora do Programa de Conhecimento e Desenvolvimento Sustentável da ARSLVT.

 

Voltar
RSE - Area Cidadão