Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Inaugurado Primeiro CRI da Coluna no SNS

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) inaugurou a 8 de maio o primeiro Centro de Responsabilidade Integrado da Coluna (CRI-Coluna) no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Este terá como principal objetivo responder de forma atempada e integrada às necessidades do utente com patologia da coluna vertebral (escoliose idiopática do adolescente, hérnias discais e fraturas de origem traumática) e ficará sediado no Hospital de São José.

Este CRI, o nono em funcionamento no CHULC, pretende ser uma referência nacional e internacional na patologia da coluna, confirmando assim o investimento do Conselho de Administração neste modelo de gestão intermédia, inovadora, que permite aumentar a acessibilidade, otimizar recursos e melhorar a qualidade e segurança dos serviços prestados.

O CRI-Coluna surge da vontade dos especialistas de Ortopedia, Neurocirurgia e Medicina Física e de Reabilitação de tratarem a patologia da coluna de forma integrada, agregando numa equipa multidisciplinar profissionais de outras áreas como Medicina Interna, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Apoio Social, Assistentes Operacionais e Assistentes Técnicos.

Com uma resposta centrada nas necessidades do utente, este é um projeto transversal ao CHULC, pelo que dispõe de um conjunto de camas no Hospital Curry Cabral e no Hospital de Dona Estefânia, satisfazendo todas as áreas da procura de cuidados de saúde da patologia da coluna.

A direção do CRI-Coluna, constituída por Nélson Carvalho, especialista em Ortopedia e Traumatologia, Ricardo Braga, enfermeiro gestor e David Mateus, administrador hospitalar, pretende aumentar a atividade assistencial neste segmento, reduzir as listas de espera, aumentar a qualidade e segurança dos serviços e contribuir para uma maior eficácia e eficiência técnica e tecnológica.

Em simultâneo, a abertura do CRI-Coluna permitirá criar a figura do cirurgião de coluna, colocando o CHULC na vanguarda da formação de jovens médicos, através da associação de conhecimento técnico e científico de duas especialidades cirúrgicas. De igual forma, vai permitir a existência de uma área de diferenciação importante no âmbito da enfermagem de reabilitação.

Fonte: CHULC

Logo do CHULC
Voltar
RSE - Area Cidadão