Programa EstágiAP XXI
Seminário da RedÉtica – “Olhares em Ética”
Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

HVFX cria Centro de Desenvolvimento e Investigação Professor Reynaldo dos Santos

O Conselho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE, decidiu criar o Centro de Desenvolvimento e Investigação Professor Reynaldo dos Santos. Uma nova unidade que reforçará e qualificará, ainda mais, a resposta às necessidades constantes de atualização formativa existentes nos diferentes Serviços Assistenciais do HVFX,EPE e de forma a contribuir para a própria inovação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O Centro de Desenvolvimento e Investigação Professor Reynaldo dos Santos tem, assim, como missão o desenvolvimento profissional, laboral e social dos profissionais do HVFX,EPE e a investigação clínica e não clínica.

Para assegurar a sua missão, o Centro de Desenvolvimento e Investigação – Professor Reynaldo Santos tem como objetivos específicos a formação pré-graduada, a formação graduada, a formação contínua, a promoção e acompanhamento de investigação clínica, a simulação clínica e não clínica, a criação de uma biblioteca digital e repositório institucional e a dinamização de atividades team-building.

David Lito, médico e diretor do Centro de Desenvolvimento e Investigação Professor Reynaldo dos Santos, destaca a importância da investigação como fator de valorização dos profissionais de saúde. “Esperamos que este Centro possa estimular a atividade de todos e também dar assistência e apoio logístico a todos aqueles que quiserem fazer formação e investigação”.

“Não pode haver uma prestação de cuidados cada vez mais desenvolvida se não houver diferenciação”, sublinha o diretor do Centro de Desenvolvimento e Investigação.

David Lito quer “desafiar os profissionais do Hospital para se diferenciarem em áreas novas, na área da investigação pois, dessa maneira, vamos continuar a progredir”.

O diretor do Centro de Desenvolvimento e Investigação recém criado no HVFX,EPE acredita que uma maior diferenciação vai “trazer mais motivação e vai permitir-nos avançar para áreas que ainda não conhecemos, que ainda não conseguimos desenvolver” disse David Lito, concluindo esperar “que o Centro de Desenvolvimento e Investigação possa ser a alavanca para os profissionais sentirem que têm as ferramentas para continuarem a diferenciarem-se e a apostarem nas áreas que mais lhes interessam”.

A prestação de cuidados de saúde será mais desenvolvida quanto maior for a capacidade de investigação e formação dos profissionais da Instituição. Tudo isto em prol de uma crescente valorização dos atos clínicos prestados aos utentes do Hospital de Vila Franca de Xira, EPE.

David Lito, diretor do Centro de Desenvolvimento e Investigação Professor Reynaldo dos Santos
RSE - Area Cidadão