Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

HVFX assinala Dia Mundial do RIM

Na escola, na rua e no Hospital, foram várias as iniciativas do Hospital de Vila Franca de Xira,EPE, para assinalar o Dia Mundial do Rim.

Com o propósito de aumentar o conhecimento sobre a doença renal e estimular a sua prevenção, o Serviço de Nefrologia do HVFX,EPE esteve junto de diferentes públicos-alvo, em ações de sensibilização que decorreram nos dias 7, 8 e 9 de março.

A primeira iniciativa decorreu na escola EB1 de Povos e foi dirigida a crianças que frequentam o 4º ano. Os profissionais de saúde do Serviço de Nefrologia e Hemodiálise do HVFX,EPE, falaram aos alunos sobre a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis ​​na prevenção de doenças renais.

No segundo dia de iniciativas, para adesão do Dia Mundial do Rim, o Hospital de Vila Franca de Xira,EPE preparou um show cooking dirigido a cuidadores e utentes seguidos pela equipa do Serviço de Nefrologia e Hemodiálise. Antes do show cooking, uma equipa de profissionais do Serviço de Nefrologia realizou uma apresentação com informações nutricionais de vários alimentos e cuidados a ter na alimentação de doentes renais. Também foram abordadas algumas dicas para facilitar o cumprimento das restrições que estes pacientes devem seguir.

A Chef Ana Sanchez foi a convidada que preparou um menu saudável, com receita de prato principal e sobremesa. A proposta para o prato principal foi salmão com molho de iogurte e cuscuz e para a sobremesa, um creme de leite com alguns ingredientes surpresa, que substituem o açúcar.

A finalizar o programa de atividades, desenvolvido durante uma semana pelas equipas de Nefrologia e Hemodiálise do HVFX,EPE, no dia 9 de março, Dia Mundial do Rim, os profissionais de saúde estiveram no Passeio Ribeirinho de Vila Franca de Xira, numa ação de rastreio e sensibilização para a adoção de comportamentos saudáveis ​​e de prevenção da doença renal. Já dentro de portas, no Serviço de Nefrologia e Hemodiálise, foi tempo de brindar os utentes com um presente e lembrar conselhos e dicas para aumentar a qualidade de vida destes doentes.

Veja o vídeo.

Fonte: HVFX

Chef Ana Sanchez, durante o show cooking
Voltar
RSE - Area Cidadão