Banner do evento
Boas festas 2023
Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Banner sites_SNS_44 ANOS_Portal SNS
banner-standard_1140-x-360_gripe 2023_6
Postal 2023_a

HVFX assinala Dia Mundial do RIM

Na escola, na rua e no Hospital, foram várias as iniciativas do Hospital de Vila Franca de Xira,EPE, para assinalar o Dia Mundial do Rim.

Com o propósito de aumentar o conhecimento sobre a doença renal e estimular a sua prevenção, o Serviço de Nefrologia do HVFX,EPE esteve junto de diferentes públicos-alvo, em ações de sensibilização que decorreram nos dias 7, 8 e 9 de março.

A primeira iniciativa decorreu na escola EB1 de Povos e foi dirigida a crianças que frequentam o 4º ano. Os profissionais de saúde do Serviço de Nefrologia e Hemodiálise do HVFX,EPE, falaram aos alunos sobre a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis ​​na prevenção de doenças renais.

No segundo dia de iniciativas, para adesão do Dia Mundial do Rim, o Hospital de Vila Franca de Xira,EPE preparou um show cooking dirigido a cuidadores e utentes seguidos pela equipa do Serviço de Nefrologia e Hemodiálise. Antes do show cooking, uma equipa de profissionais do Serviço de Nefrologia realizou uma apresentação com informações nutricionais de vários alimentos e cuidados a ter na alimentação de doentes renais. Também foram abordadas algumas dicas para facilitar o cumprimento das restrições que estes pacientes devem seguir.

A Chef Ana Sanchez foi a convidada que preparou um menu saudável, com receita de prato principal e sobremesa. A proposta para o prato principal foi salmão com molho de iogurte e cuscuz e para a sobremesa, um creme de leite com alguns ingredientes surpresa, que substituem o açúcar.

A finalizar o programa de atividades, desenvolvido durante uma semana pelas equipas de Nefrologia e Hemodiálise do HVFX,EPE, no dia 9 de março, Dia Mundial do Rim, os profissionais de saúde estiveram no Passeio Ribeirinho de Vila Franca de Xira, numa ação de rastreio e sensibilização para a adoção de comportamentos saudáveis ​​e de prevenção da doença renal. Já dentro de portas, no Serviço de Nefrologia e Hemodiálise, foi tempo de brindar os utentes com um presente e lembrar conselhos e dicas para aumentar a qualidade de vida destes doentes.

Veja o vídeo.

Fonte: HVFX

Chef Ana Sanchez, durante o show cooking
Voltar
RSE - Area Cidadão