Banner do evento
Boas festas 2023
Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Banner sites_SNS_44 ANOS_Portal SNS
banner-standard_1140-x-360_gripe 2023_6
Postal 2023_a

HFF inicia obras de construção de nova unidade de internamento do Serviço de Psiquiatria 

HFF vai passar a assegurar cuidados de proximidade de Saúde Mental a toda a população de Sintra.

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) iniciou a construção de uma nova ala de internamento destinada ao Serviço de Psiquiatria, num investimento que ascende a 3,5 milhões de euros e que irá aumentar a capacidade de internamento das atuais 30 camas para 53 camas.

Esta obra tem prazo de conclusão estimado para o final de 2023 e vai permitir ao HFF passar a dar resposta a toda a população do concelho de Sintra, a qual é atualmente, no domínio da Saúde Mental, maioritariamente assegurada pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e pelo Hospital D. Estefânia.

A aposta do HFF ao nível das infraestruturas dedicadas à Saúde Mental vai ser acompanhada por um reforço muito significativo de contratação de profissionais de saúde. Designadamente médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes operacionais, terapeutas ocupacionais, entre outros.

O investimento na construção de uma nova unidade internamento do Serviço de Psiquiatria está orçado em três milhões de euros e é parcialmente comparticipada pelo PRR – Programa de Recuperação e Resiliência. Acresce um investimento adicional de 500 mil euros em equipamentos médicos, hoteleiros e informáticos, financiado também pelo PRR.

A nova ala de internamento vai permitir aumentar em mais 23 camas a capacidade de internamento atual do Serviço de Psiquiatria do HFF. Este aumento da capacidade é particularmente importante, porque a instituição não é o hospital de referência para a especialidade de Psiquiatria e Pedopsiquiatria para a totalidade da população do concelho de Sintra.

O reforço da infraestrutura será necessariamente acompanhado por um reforço dos recursos humanos. Tendo em conta a nova unidade de internamento, as equipas de ligação e a Pedopsiquiatria, está prevista a contratação onze médicos psiquiatras, vinte e cinco enfermeiros, dez assistentes operacionais, quatro assistentes técnicos, dois terapeutas ocupacionais, três técnicas de serviço social e dois psicomotricistas.

Com esta obra e com os recursos humanos necessários, todos os cuidados passam a estar assegurados para os concelhos da Amadora e de Sintra numa lógica de proximidade. Assim, o HFF, que é o hospital de referência da população dos referidos concelhos, reforça a sua capacidade assistencial à comunidade.

O trabalho desenvolvido pelo HFF na área da Saúde Mental diferencia-se também no âmbito da saúde de proximidade e pretende-se a constituição de duas equipas comunitárias de intervenção de adultos. Também para estas equipas está prevista a alocação dos meios humanos necessários.

“Depois de este Hospital ter respondido de forma exemplar a uma pandemia, vemos o investimento em Saúde Mental no SNS como uma verdadeira oportunidade. Promover a saúde mental é promover a saúde em geral”, afirma Joana Chêdas, Presidente do Conselho de Administração do HFF, à margem do lançamento da primeira pedra da obra de alargamento da Unidade de Internamento do Serviço de Psiquiatria. “A pandemia pôs no radar o tema da saúde mental. Nunca como hoje se falou tanto de saúde mental, em todas as idades e estratos sociais. O SNS tem novas metas e no HFF este investimento e reforço de meios vai permitir-nos chegar muito mais longe e continuar a fazer a diferença no futuro de muitas gerações”, conclui a responsável.

 

Fonte: HFF

Voltar
RSE - Area Cidadão