Banner do evento
Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Banner sites_SNS_44 ANOS_Portal SNS
banner-standard_1140-x-360_gripe 2023_6

Gestão da mudança no Programa de Conhecimento e Desenvolvimento Sustentável

O lado emocional de mudar e o que fazer para o processo de transformação não falhar foram os temas principais da sessão.

“Agir em ambientes de mudança” foi o tema em destaque na sessão do Programa de Conhecimento e Desenvolvimento Sustentável da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) que decorreu a 17 de outubro, na sede da instituição. A palestra esteve a cargo de João Menescal Dantas, da PwC’s Academy, e contou com os comentários do Eng.º Mário Parra da Silva, Presidente da APEE.

O que é a mudança, qual o melhor momento para transformar e a importância do lado emocional dos processos de mudança.  Estes foram alguns dos aspetos destacados por João Menescal Dantes, Manager responsável pela formação comportamental da PricewaterhouseCoopersPwC’s Academy.  De acordo com o palestrante, “mudar é um processo que envolve pessoas, processos e sistemas sociais”, daí que a adesão à mudança implica “entender o porquê e para quê” das alterações. Por outras palavras, é preciso investir na definição e correta comunicação do que se pretende atingir, de como se vai processar essa mudança e de quem vai mudar procedimentos/processos.

           

João Menescal Dantas lembrou ainda os quatro “perfis” de profissionais que Hersey & Blanchard (peritos em liderança) identificaram sempre que estamos perante processos de transformação: os “soldados rasos” não podem, mas querem mudar; os “sabotadores” não podem nem querem alterar nada; os “campeões” podem e querem transformar; e os “amotinados” podem, mas não querem. Nos quatro grupos é possível intervir de forma a todos envolver no processo de mudança.

              

A estrear um novo modelo de debate, o Eng.º Mário Parra da Silva, Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), comentou as ideias apresentadas e acrescentou mais alguns tópicos de reflexão.

Como é habitual nessas sessões, Anabela Barata, Vogal do Conselho Diretivo da ARSLVT, e Ana Paula Harfouche, Head do Programa de Conhecimento e Desenvolvimento Sustentável da ARSLVT, endereçaram algumas palavras de boas-vindas ao palestrante, comentador e restantes participantes.

Grupo de participantes na sessão
Voltar
RSE - Area Cidadão