Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Gaming+Saúde faz inquérito digital a jovens de Cascais
Chama-se Projeto Gaming+Saúde, visa promover hábitos salutares e antecipar riscos junto de jovens gamers.
No centro da iniciativa que junta a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Câmara Municipal de Cascais está um inquérito de auscultação que será lançado em março, numa plataforma online “gamificada”.
O inquérito, que vai incidir sobre jovens dos 12 aos 18 anos residentes no concelho de Cascais, foi um dos temas abordados na reunião a 13 de fevereiro, que contou com a presença de Luís Pisco e Nuno Venade, Presidente e vogal do Conselho Diretivo da ARSLVT, respetivamente. No encontro, que contou também com Carla Semedo, vereadora da Câmara Municipal, Catarina Gonçalves e Mafalda Silveira, colaboradoras do município, Ana Paula Harfouche, Coordenadora da Agenda ARSLVT para a Sustentabilidade, Félix Ribeiro e Idalécio Lourenço, Conselheiro e Membro da Comissão Científica da mesma Agenda, respetivamente.
Alojado numa plataforma digital que recria um ambiente de jogo online, o questionário será aplicado a alunos das escolas de Cascais durante o mês de março. Além da habitual componente sociodemográfica da amostra, o inquérito possui uma componente comportamental que procura perceber o acesso, navegação e prática de jogos online destes jovens.
Com base nos resultados obtidos assim serão delineadas medidas e atividades de promoção da saúde e bem-estar, a implementar pela ARSLVT e pelo município. Todas estas fases integram o Projeto Gaming+Saúde.
Esta atividade insere-se no cumprimento do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 que a ARSLVT prossegue. O Projeto Gaming+Saúde vai estender-se a Sintra e Oeiras ainda em 2023, estimando-se que possa ser replicado noutros concelhos de Lisboa e Vale do Tejo.
