Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Funcionamento em rede das Maternidades do SNS | Ponto da situação a 16.06.2022

Conforme anteriormente anunciado, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) recorda que no dia de hoje, 16 de junho, todos os serviços de Ginecologia/Obstetrícia da Região estão a funcionar dentro da normalidade.   

Contudo, reafirma-se que as urgências de Ginecologia/Obstetrícia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) vão estar encerradas entre as 21h00 de hoje e as 09h00 de amanhã, 17 de junho. Neste caso, as grávidas devem dirigir-se/serão encaminhadas para outras unidades da rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente para o Centro Hospitalar de Setúbal (CHS) e para o Hospital Garcia de Orta (HGO), assim como para as maternidades da cidade de Lisboa.

Recorda-se que, nos próximos dias, poderão existir limitações em alguns hospitais. Isto significa que alguns hospitais, num determinado período do dia, poderão ativar o desvio de CODU/INEM, um mecanismo utilizado há anos na gestão da procura pelo SNS. Os hospitais que, por períodos transitórios, acionam o desvio de CODU mantêm a urgência interna a funcionar, dando resposta a quem lá se dirigir pelos seus meios. Neste caso, as grávidas transportadas pelo CODU/INEM serão encaminhadas para outras unidades da Região, as quais assegurarão a resposta e o funcionamento em rede.

Reafirma-se que a ARSLVT, hospitais da Região e o CODU/INEM mantêm estreita articulação para garantir o normal funcionamento das urgências das maternidades da Região, com toda a segurança. Caso haja necessidade de encaminhar utentes, as equipas hospitalares articulam com o CODU/INEM, no sentido de identificar a unidade que naquele momento tem melhor capacidade de resposta.

A ARSLVT agradece, mais uma vez, aos profissionais de saúde que vão assegurar a prestação de cuidados, pelo esforço adicional e apela à compreensão dos utentes, lamentando, desde já, os constrangimentos que, apesar de todos os meios disponibilizados, não foi possível ultrapassar.

Logotipo ARSLVT
Voltar
RSE - Area Cidadão