Banner do evento
Boas festas 2023
Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

Banner sites_SNS_44 ANOS_Portal SNS
banner-standard_1140-x-360_gripe 2023_6
Postal 2023_a

ECSCP Almada-Seixal lança projeto PalliALERT e dinamiza 1º curso básico de Cuidados Paliativos

Nos meses de maio e junho de a ECSCP AS dinamiza o seu 1º Curso Básico de Cuidados Paliativos (CP).

Trata-se de um curso acreditado pela APCP e pela Ordem dos Médicos e certificado pelo Centro de Formação Garcia de Orta, no âmbito do início do projeto PalliALERT, coordenado por Ana Pacheco (coordenadora da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados paliativos de Almada-Seixal  – ECSCP AS) e pela equipa de enfermagem – Susana Saiote, Mónica Martins e Sara Fialho.

O curso conta com a participação de profissionais da ECSCP AS e formadores convidados, cuja experiência é uma mais-valia formativa para os formandos: Prof. Dr. Manuel Capelas, Dr.ª Ana Bernardo, Enf.ª Emília Fradique, Dr.ª Elsa Mourão, Prof. Dr.ª Alexandra Coelho, Assistente Espiritual Cláudia Farinha, Dr.ª Aurora Tomaz, Dr.ª Joana Rodrigues, Enf.ª Patrícia Agnés.

Serão formados um médico e um enfermeiro das várias unidades funcionais (UF) do ACES AS, para serem os elos de ligação direta de cada unidade com a ECSCP AS, num total de 44 profissionais. Das 26 UFs aderiram 23 ao projeto PalliALERT. A equipa tenciona continuar a formar e capacitar os restantes profissionais das equipas de família nas edições futuras deste curso.

Estimam-se em Portugal entre 81 553 e 96 918 doentes com necessidades paliativas e desses apenas cerca de 20% tem acesso a cuidados paliativos (CP). Neste contexto, a formação avançada dos profissionais que integram as equipas de CP é uma necessidade para que possam prestar cuidados especializados aos doentes complexos, tal como o é a formação básica e intermédia dos profissionais dos cuidados de saúde primários (CSP) para a prestação de cuidados paliativos generalistas. Esta realidade torna-se ainda mais premente se considerarmos que os estudos prospetivos demonstram que, em 2060, 48 milhões de pessoas morrerão com sofrimento associado a doenças graves (47% de todas as mortes no mundo). Assim, a intervenção precoce num espectro de doenças crónicas que ameaçam a vida pelas equipas e serviços de CP, com vista a melhorar a qualidade de vida do doente e família no processo de doença avançada e no final de vida, torna-se uma necessidade emergente.

Neste contexto, o PalliALERT foi pensado e estruturado como uma resposta em cuidados de saúde primários (CSP) às necessidades paliativas dos utentes de Almada e do Seixal, permitindo um diagnóstico de situação global que otimiza a gestão dos recursos humanos existentes e planeamento de cuidados.

O projeto PalliALERT, apoiado pelo Diretor Executivo, Alexandre Tomás, e pela Presidente do Conselho Clínico e de Saúde, Anabela Ribeiro, consuma-se na aproximação entre a ECSCP AS e as unidades funcionais do ACES Almada-Seixal, configurando-se como uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida de todos os doentes com necessidades paliativas dos concelhos de Almada e Seixal, de baixa, média e elevada complexidade, ao alargar a capacidade de identificação, referenciação/articulação e prestação de cuidados paliativos no nível de diferenciação mais adequado às necessidades de cada doente ao longo da sua trajetória de doença. Esta nossa proposta de projeto parte do pressuposto que uma atitude mais compassiva dos profissionais de saúde dos CSP se possa inserir num modelo de novas abordagens de saúde pública no que concerne ao fim da vida como uma responsabilidade de todos, dentro de um modelo de CP cooperativo que implica uma aproximação entre os CP especializados, generalistas e comunidades compassivas como uma integração de cuidados com foco nas necessidades da pessoa com doença avançada e/ou em fim de vida e seus cuidadores.

Coordenação do projeto PalliALert e Comissão Organizadora do 1º Curso Básico de Cuidados Paliativos da ECSCP Almada-Seixal: Enf.ª Sara Fialho, Enf.ª Mónica Martins, Enf.ª Susana Saiote e Dr.ª Ana Pacheco.

Sessão de abertura do 1º Curso Básico de Cuidados Paliativos da ECSCP Almada-Seixal, com a Dr.ª Ana Pacheco e a Dr.ª Patrícia Santos.

Um dos grupos de formandos, no painel de discussão sobre Circuito de Referenciação de doentes com necessidades paliativas no ACeS AS entre ECSCP – EIHSCP – ECCIs, moderado pela Enf.ª Susana Saiote, com a Dr.ª Ana Pacheco (ECSCP AS) e com a participação externa da EIHSCP HGO – Dr.ª Aurora Tomaz, Enf.ª Patrícia Agnés, Dr.ª Joana Rodrigues, da EIHSCP Hospital Garcia de Orta.

Sessão “Identificação de necessidades paliativas e orientação por grau de complexidade (aplicação IDC-Pal)”, com o Dr. João Dias Ferreira (ECSCP AS).

Voltar
RSE - Area Cidadão