Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Doente ventilada no domicílio com apoio da UCC Alenquer e Hospital de VFX
O programa “Dois às 10” da TVI revelou, na manhã de 6 de outubro, o exemplo de Manuela Correia, uma doente que graças ao seu empenho e da sua família, está em casa – quando o expetável era estar numa Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). Para isso conta com a ajuda dos profissionais de saúde liderados por Amália Sousa Costa, enfermeira na UCC Alenquer, e por Margarida Araújo, médica do Hospital de Vila Franca de Xira – ambas também em estúdio.
Manuela Correia tem distrofia muscular progressiva, é utente da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Alenquer, do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alenquer. A doença faz com que esteja ventilada e tenha mobilidade reduzida. Mas está a ser cuidada e acompanhada em casa. Os familiares de Manuela receberam formação no hospital e a equipa da UCC vai diariamente ao seu domicílio.
Este é um caso de sucesso na articulação entre unidades do SNS, paciente e família – que certamente será inspirador para todos aqueles que enfrentam dias “amargos”.
E porque há dias muitos especiais, a 21 de setembro Manuela completou 38 anos e foi alvo de um mimo extra pela equipa da UCC Alenquer, que rapidamente se organizou para a surpreender com uma festa de aniversário.
