estamos-on_banner
Rock in Rio
Rock in rio 2022

SABE COMO CHEGAR A TOP PLAYER COM SAÚDE

Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça o trabalho na região de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

estamos-on_banner

DICAD sensibiliza para consumos responsáveis no Rock in Rio Lisboa 2022

A Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) vai marcar presença no Rock in Rio (RiR) Lisboa com uma intervenção dirigida aos frequentadores do recinto e aos operadores e colaboradores da restauração. O objetivo da iniciativa visa sensibilizar e reduzir os riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas e ao uso nocivo do álcool. Testes de alcoolémia, de monóxido de carbono, preservativos e chupas estarão disponíveis no stand “Let´s Talk” da DICAD.

Aproveitar a presença num festival para poder conversar, sem tabus, com profissionais de saúde sobre comportamentos de risco, usufruindo de um aconselhamento altamente dirigido e personalizado. Esta é uma das vantagens para quem se dirigir stand da DICAD no recinto do RiR. O espaço “Let’s Talk” também vai disponibilizar:

  • Testes de alcoolémia, momento em que a equipa da DICAD aproveita para sensibilizar os participantes para as implicações de determinada taxa de alcoolémia na condução de veículos e em comportamentos sexuais desprotegidos;
  • Testes de monóxido de carbono para avaliar o impacto do consumo de tabaco e uma vez mais proporcionar aconselhamento sobre hábitos tabágicos;
  • Distribuição de preservativos, chupa-chupas (para repor a glicemia a consumidores de substâncias psicoativas) e outros materiais que, tal como as intervenções anteriores, visem a redução de riscos e a minimização de danos.

Em simultâneo, nos dois fins-de-semana do RiR Lisboa 2022 (18 e 19, 25 e 26 de junho) haverá equipas de jovens universitários a percorrer o recinto do festival. Através da Ação “18+”, estes vão colocar pulseiras aos frequentadores do recinto com mais de 18 anos, numa lógica de intervenção entre pares. Pretende-se estimular uma compra responsável de álcool. Recorde-se que a Ação “18+” resulta de uma parceria entre a ARSLVT/DICAD, a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) e o RiR.

Ainda no âmbito da parceria com a ANEBE e o RiR, os técnicos da DICAD terão presença assídua junto dos operadores e empregados dos bares e restaurantes, com vários briefings diários por forma a reforçar as atitudes de venda responsável.

Voltar
RSE - Area Cidadão