Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
DICAD nos 100 anos do Carnaval de Torres Vedras
Os foliões do Oeste podem visitar a unidade entre as 21h00 e as 04:00h, à frente da Biblioteca Municipal de Torres Vedras.
Aproveitar para, num contexto de festa, falar em saúde e reduzir danos são objetivos da equipa da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD) que, entre 17 a 21 de fevereiro, vai estar no Carnaval de Torres Vedras com a Unidade Móvel da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
Os foliões do Oeste podem visitar a unidade móvel entre as 21h00 e as 04:00h, junto à Praça, à frente da Biblioteca Municipal. O posto fixo conta com uma equipa multidisciplinar, composta por diversos profissionais de saúde, cuja atividade será:
• Prestar informação e aconselhamento a todos os frequentadores que contactem a equipa por sua iniciativa;
• Distribuir preservativos, com o objetivo de reduzir os riscos de práticas sexuais desprotegidas;
• Divulgar informação aos frequentadores do evento sobre os riscos associados ao consumo abusivo de álcool e ao uso de outras substâncias psicoativas ilícitas;
• Realizar testes de alcoolémia, enquadrando as implicações de determinada taxa de alcoolémia na condução de veículos e nos comportamentos sexuais desprotegidos;
• Garantir encaminhamento de alguma situação mais grave, sinalizada como intoxicação alcoólica e/ou de outras substâncias psicoativa, em articulação com os demais intervenientes na área da saúde.
Se vai ao Carnaval de Torres, passe na Unidade Móvel e descubra tudo o que a DICAD lhe pode oferecer.
Esta é uma iniciativa organizada pela Equipa de Redução de Riscos e Minimização de Danos do Centro de Respostas Integradas (CRI) do Oeste, com a colaboração de técnicos de várias equipas da DICAD: CRI do Ribatejo, Unidade de Alcoologia de Lisboa e equipa de coordenação regional.
Este trabalho é realizado em articulação com a Unidade de Saúde Pública Moinhos, da Câmara Municipal de Torres Vedras.
