Saúde Pública
SAÚDE PÚBLICA

Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo

Recrutamento
recrutamento

Descubra os Procedimentos Concursais a decorrer e venha trabalhar connosco

COVID-19
covid-19

Saiba mais sobre Centros de Vacinação, Centros de Teste, Voluntariado, entre outros

CS Fora de Horas
Atendimento Complementar na Doença Aguda

Centros de Saúde Fora de Horas

DICAD nos 100 anos do Carnaval de Torres Vedras

Os foliões do Oeste podem visitar a unidade entre as 21h00 e as 04:00h, à frente da Biblioteca Municipal de Torres Vedras.

Aproveitar para, num contexto de festa, falar em saúde e reduzir danos são objetivos da equipa da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD) que, entre 17 a 21 de fevereiro, vai estar no Carnaval de Torres Vedras com a Unidade Móvel da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

     

Os foliões do Oeste podem visitar a unidade móvel entre as 21h00 e as 04:00h, junto à Praça, à frente da Biblioteca Municipal. O posto fixo conta com uma equipa multidisciplinar, composta por diversos profissionais de saúde, cuja atividade será:

• Prestar informação e aconselhamento a todos os frequentadores que contactem a equipa por sua iniciativa;
• Distribuir preservativos, com o objetivo de reduzir os riscos de práticas sexuais desprotegidas;
• Divulgar informação aos frequentadores do evento sobre os riscos associados ao consumo abusivo de álcool e ao uso de outras substâncias psicoativas ilícitas;
• Realizar testes de alcoolémia, enquadrando as implicações de determinada taxa de alcoolémia na condução de veículos e nos comportamentos sexuais desprotegidos;
• Garantir encaminhamento de alguma situação mais grave, sinalizada como intoxicação alcoólica e/ou de outras substâncias psicoativa, em articulação com os demais intervenientes na área da saúde.

       

 

Se vai ao Carnaval de Torres, passe na Unidade Móvel e descubra tudo o que a DICAD lhe pode oferecer.

Esta é uma iniciativa organizada pela Equipa de Redução de Riscos e Minimização de Danos do Centro de Respostas Integradas (CRI) do Oeste, com a colaboração de técnicos de várias equipas da DICAD: CRI do Ribatejo, Unidade de Alcoologia de Lisboa e equipa de coordenação regional.

Este trabalho é realizado em articulação com a Unidade de Saúde Pública Moinhos, da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Equipa da DICAD em contacto com foliões do Carnaval de Torres Vedras
Voltar
RSE - Area Cidadão