Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Dia Mundial da Tuberculose
A Escola profissional Gustave Eiffel, na Amadora, foi o local escolhido para assinalar o Dia Mundial contra a Tuberculose.
António Carlos, Diretor do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), começou por fazer um retrato da situação na região, onde enfatizou a necessidade de haver maior facilidade no acesso às consultas, redução no tempo de diagnóstico, manter a tendência decrescente da taxa de notificação e apostar na proteção dos mais vulneráveis.
“O reforço de parceria com IPSS e ONG, quer em campanhas de sensibilização, quer no apoio à terapêutica, a par do fortalecimento das equipas em recursos humanos e materiais são ferramentas importantes no combate à tuberculose”, evidenciou António Carlos.
Quem também marcou presença no evento foi Luís Pisco, Presidente da ARSLVT, que na sua intervenção começou por recordar e enaltecer o “extraordinário trabalho conjunto entre profissionais de saúde e sociedade civil numa batalha dura e difícil que foram estes últimos anos no combate à pandemia”.
Luís Pisco terminou a sua intervenção afirmando que enquanto responsável máximo da ARSLVT, em colaboração estreita com a DGS e demais parceiros na comunidade, tudo fará para criar melhores condições de trabalho a quem todos os dias no terreno faz um trabalho meritório no combate a este flagelo que é a tuberculose.
Estiveram ainda presentes na cerimónia Rui Portugal, Subdiretor-Geral da Saúde, Conceição Gomes, Responsável do Programa Regional de Doenças Respiratórias da ARSLVT, José Reis Ferreira, presidente da Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias, Carla Tavares, presidente da Câmara Municipal da Amadora, entre outros.
