Conheça a autoridade de saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Depressão: consulte o clinical pathway
Portugal é o país da Europa com a relação mais estreita entre desigualdade e depressão.
Esta é a principal conclusão da tese de doutoramento em Sociologia defendida pela investigadora Rita Borges Neves. O estudo apresentado na Universidade do Minho intitula-se “(Des)emprego e depressão em fim de carreira profissional: as experiências no mercado de trabalho de pessoas com 50 anos e mais desde a perspectiva crítica da economia política”.
Entre as principais conclusões, Portugal destaca-se. Nenhum outro país em análise tem uma relação tão estreita entre desigualdade e depressão. A investigadora sublinha “um contexto muito pouco favorável a pessoas em fim de carreira profissional (…). Deparam-se com condições bastante adversas para se manterem no mercado de trabalho. E há repercussões bastante negativas, se forem excluídas.”
Neste contexto, destaque para o clinical pathway de abordagem à depressão: anamnese, fatores de risco para intervenção e tratamento estão reunidos nesta jornada interativa.
Recordamos que este sistema de suporte à decisão clínica é-lhe proporcionado através de um protocolo entre a ARSLVT e a UpHill.
